“Rio Digital Arts Festival” com entrada franca no Centro do Rio de Janeiro

0
232

De 12 a 14/9, o Rio Digital Arts Festival chega ao Expo Mag para contribuir com o avanço do setor das artes visuais no mês de setembro. O evento de tecnologia digital será realizado no espaço multiuso que fica na Cidade Nova, RJ. A entrada é franca e a curadoria de Ana Brites, produtora cultural idealizadora desta e de outras propostas inovadoras que aliam arte e tecnologia para geração de impacto sociocultural pela cidade do Rio de Janeiro.

O projeto tem incentivo fiscal cultural do ISS RJ. Na lista de incentivadores estão Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Montreal, AMT, Cetec, BM Rio, BCF e Afonso Kuernez. Parceria do BlockchainRio e da Aloha Consultoria & Eventos.

O Rio Digital Arts Festival faz parte da programação cultural e imersiva do Blockchain Rio Festival 2023, que acontece no centro de convenções no mesmo local e dias, considerado o maior evento de tecnologia Blockchain da América Latina.

– O nosso Festival apresentará exposição de artes digitais e nove talks sobre vários temas. Metaverso, Inteligência Artificial,Transformação das criações em NFTS para a geração de renda de jovens participantes de projetos socioculturais pela cidade, como o “Olhares Cariocas” que já está na sua 3ª edição na Biblioteca da Mangueira – explica Ana Brites.

O projeto surge como meio de fomento à economia criativa, através da geração de renda para os artistas, principalmente aqueles que produzem arte na periferia. A curadora fala sobre o Blockchain, “um mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa”:

– O Blockchain é uma tecnologia que junta as informações que se conectam por meio de criptografia e de grande utilidade pública. Por exemplo, podemos fazer transações financeiras e outras operações com total segurança.  E com isso até o setor cultural pode se beneficiar dessa inovadora tecnologia, assegurando seus direitos. Nos talks vamos apresentar convidados que são especialistas na Web3 e vão trazer muitas contribuições para o público. A era do Metaverso já é uma realidade e precisamos entender como ela funciona e as formas de se inserir nesse ecossistema – acrescenta.

O que é a arte? Como ela está inserida no mundo hoje? Qual o papel do papel do artista na era tecnológica? Como usar, mas ir além da Inteligência Artificial e ter um protagonismo real? Essas e outras perguntas serão respondidas durante o evento.

O público poderá visitar a galeria de exposição de artes digitais com obras dos artistas: Tim Balabuch, Fetex, Talita Persi, Patricia Borges, Ottis, Jacques Dequeker,  Iagods, Rxbisco, Ni da Costa, Giu-NFT Frado, Favelaverso, Fat, Calvet, Artedeft, Afotogracria, Pessanha/ Cyberfunk, Marinah Raposo, Gean Guilherme, Clickbycria, Olhares Cariocas, entre outros.

Na programação, também 9 com convidados especialistas em Web3, Metaverso, Inteligência artificial, NFTS, Impacto sociocultural, Diversidade e Cultura Digital. Mediação de Ana Brites.

Ottis ots, Carolina Cavenaghi, Dada Yute, Fernando Fetex, Maria luiza, Henrique (Play4Change), Frado, Lilli Kessker, Igor Amaro (Favela Verso), Conrado de Sá, são apenas alguns nomes durante os 3 dias do Rio Digital Arts Festival:

 

Dia 12/9, terça-feira

10h – Mercado Cultural na Era do Metaverso

11h – Gerenciamento de carreira artística em tempos da Web 3.0

12 h – Desenvolvendo metaversos – É mais fácil que se imagina…

 

Dia 13/9, quarta-feira

10h Desmistificando o uso da Inteligência Artificial na arte

11h Conheça como integrar a IA no processo criativo

12h – Arte, Consciência e Tecnologia: A função do artista na era da Inteligência Artificial.

 

Dia 14/9, quinta-feira

11h – Como transformar as suas criações em NFTS

11h – A arte de gerar impacto social:  NFTS Sociais e Sustentáveis

12h – Diversidade e Empreendedorismo Cultural na Era do Metaverso

 

Mais informações:

@ riodigitalartsfestival

Realização: NR Produções Artísticas

 

Serviço:

“Rio Digital Arts Festival”

Curadoria: Ana Brites

Dias: 12, 13 e 14/9, das 10h às 12h

Local: Expo Mag

Rua: Beatriz Larragoiti Lucas, s/nº – Cidade Nova, Centro – Rio de Janeiro/ RJ

PASSAPORTE GRATUITO PARA O FESTIVAL COM O LINK NA BIO @riodigitalartsfestival