São Gonçalo – Secretaria Municipal de Educação lança o I Festival Educa Mangue

0
1154

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) torna público o I Festival Educa Mangue, em parceria com a Associação Protetores do Mar – ONG Guardiões do Mar, através do Projeto Uçá, que será realizado nas unidades escolares que integram o Polo 7 do município. O objetivo é destacar a importância da educação ambiental na conservação das áreas de manguezais do entorno da Baía de Guanabara, com o tema: Mundo Mangue e sua importância para a vida.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Maurício Nascimento, “para a Educação Ambiental ser desenvolvida, escolheu-se um caminho de acordo com as legislações, as orientações do planejamento alinhados às políticas públicas municipais e o conhecimento de pessoas que, colaborativamente, participam da construção de projetos e ações. Queremos também propor no calendário escolar a celebração da Semana do Manguezal com atividades práticas e lúdicas, considerando que o dia 26/07 foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional para a Conservação do Manguezal”, conclui o secretário.

A Semed, por meio da Subsecretaria de Planejamento Educacional e Formação Continuada, desenvolve na cidade de São Gonçalo um plano de ações educativas que integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) com o compromisso de alinhar com a Agenda 2030.

Os objetivos do I Festival Educa Mangue são: desenvolver estratégias de leitura e escrita para conhecimento dos processos naturais e sociais da interação da unidade escolar no ambiente em que a escola está localizada; ampliar e fortalecer as práticas de educação ambiental, podendo ser utilizado como base de estudo para atividades das ações do “Projeto Uçá” e seus materiais pedagógicos como a Revistinha – Turminha do Uçá; promover ações educativas que estimulem a reflexão e a arte, principalmente entre professores e alunos, sobre a importância de um ecossistema equilibrado e fortalecer os seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: ODS 11 – Cidades de Comunidades Sustentáveis; ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima; ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima; ODS 14 – Vida na Água; ODS -15 – Vida Terrestre.

“Desde 2018, pautamos o nosso planejamento educacional integrado as ODSs. Procuramos em todas as nossas ações integrar a Agenda 2030 e promover a sustentabilidade de nossa cidade por meio da Educação”, afirmou Fernando Peres, subsecretário de Planejamento Educacional e Formação Continuada da Semed.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas desde o dia 30 de junho e terminam no dia 27 de julho do corrente ano. Podem se inscrever todos os alunos devidamente matriculados do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo das unidades escolares que integram o Polo 7, bem como todos os profissionais da Educação (direção, professores, coordenadores pedagógicos e educacionais, e pessoal administrativo), com matrícula e lotação vinculados às unidades escolares que integram o Polo 7 conforme as categorias abaixo. A grande quantidade de categorias possibilitará um maior número de participações.

“Conseguimos com este Projeto aproximação da gestão com os professores, do público com o privado, da arte da leitura e escrita e, o mais importante, da sociedade com a questão ambiental, possibilitando ações concretas contextualizadas com a nossa realidade. É o caminho para a sustentabilidade”, conta o professor Júlio Vidal, coordenador de Projetos da subsecretaria de Planejamento Educacional e Formação Continuada.

As produções textuais/redação poderão ser desenhadas, digitadas ou manuscritas (escritas à mão) conforme as categorias. As produções selecionadas, conforme as categorias 3, 4, 5 e 6, (Dissertações e Poesias) deverão ser transcritas pelos ganhadores para o formulário padrão que serão disponibilizados por e-mail após o resultado do concurso.

As produções enviadas para o I Festival Educa Mangue poderão ter como apoio a leitura da “Revistinha Turminha do Uçá” ou quaisquer outros materiais produzidos pelo Projeto UÇÁ disponibilizados no site www.projetouca.org.br

O primeiro colocado de cada categoria receberá como premiação kits do Projeto Uçá. As atividades dos cinco primeiros colocados de cada categoria serão publicadas em redes sociais e o professor que conseguir um maior número de participantes, seguindo um percentual, também será presenteado com um dos kits.

A construção da metodologia de implementação das ações do Projeto Educa Mangue, neste período de pandemia do Covid-19, levou em consideração o respeito à vida e a realidade de todos os envolvidos. O uso de tecnologias digitais nesse momento de isolamento é de primordial importância, para tanto foi organizada uma agenda de encontros formativos virtuais, todas as terças-feiras, às 11h, através da plataforma google meet, com a participação de educadores ambientais do Projeto Uçá, representantes da Subsecretaria de Planejamento Educacional e Formação Continuada, Equipes Diretivas das Unidades de Ensino e Docentes.

“É muito gratificante como educadora e gestora ambiental perceber como as ações do Projeto Uçá puderam estabelecer um processo participativo através de trocas e de práticas reflexivas sobre uma Educação Ambiental transformadora”, disse a professora Angela Soledade, da coordenação de Estágios e Convênios da Subsecretaria de Planejamento Educacional e Formação Continuada.

É possível obter material didático pedagógico com informações sobre a Baía de Guanabara e a biodiversidade dos manguezais que atendam o universo escolar e os sujeitos com diversidade funcional. O uso dos materiais pedagógicos do Projeto Uçá ou quaisquer outros materiais produzidos e disponibilizados no site www.projetouca.org.br para complementação dos estudos/pesquisa e sugestão de atividades potencializa as ações pedagógicas do Projeto.

O Polo 7 é formado pelas seguintes unidades escolares:

E.M. Carlos Drummond de Andrade, E.M. João Aires Saldanha, E.M. Marinheiro Marcílio Dias, E.M. Belarmino Ricardo Siqueira, E.M. William Antunes de Souza, E.E.M. Salgado Filho, E.M. Paulo Reglus Neves Freire, E.M. Prof. Niuma Goulart Brandão, E.M. Pastor Haroldo Gomes, UMEI Prof. Natali Muniz de Oliveira.

Categorias

Categoria 1 – Cartaz com Desenhos – alunos matriculados em turmas do 1° ano do Ensino Fundamental.
Categoria 2 – Cartaz com Desenhos – alunos matriculados em turmas do 2° ano do Ensino Fundamental.
Categoria 3 – Poesia – alunos matriculados em turmas do 3° ano do Ensino Fundamental.
Categoria 4 – Dissertação – alunos matriculados em turmas do 4° ano do Ensino Fundamental.
Categoria 5 – Dissertação – alunos matriculados em turmas do 5° ano do Ensino Fundamental.
Categoria 6 – Dissertação – profissionais da Educação (direção, professores, coordenadores pedagógicos e educacionais, e pessoal administrativo) com matrícula e lotação vinculados às Unidades Escolares que integram o Polo 7.
Categoria 7 – Vídeos-Curta Metragem – alunos matriculados no ensino fundamental e profissionais da Educação (direção, professores, coordenadores pedagógicos e educacionais, e pessoal administrativo) com matrícula e lotação vinculados às unidades escolares que integram o Polo 7.
Categoria 8 – Fotografia – alunos matriculados no ensino fundamental e profissionais da Educação (direção, professores, coordenadores pedagógicos e educacionais, e pessoal administrativo) com matrícula e lotação vinculados às unidades escolares que integram o Polo 7.
Categoria 9 – Paródia – Alunos matriculados em turmas do 3º, 4º e 5º anos e profissionais da Educação (direção, professores, coordenadores pedagógicos e educacionais, e pessoal administrativo) com matrícula e lotação vinculados às unidades escolares que integram o Polo 7.

SERVIÇO:

As inscrições são gratuitas e já estão abertas desde o dia 30/06/2020 até o dia 27/07/2020 e todas as atividades devem ser enviadas para o email: [email protected] ou enviado para o WhatsApp (21) 997218949.

Todas as informações sobre o Projeto de Educação Ambiental Educa Mangue, o Regulamento e a Ficha de Inscrição do I Festival Educa Mangue poderão ser acessados pelo drive da Subsecretaria de Planejamento e Formação Continuada através do link: bit.ly/301avJZ (Pasta de Coordenação de Projetos), ou pelo telefone:(21) 99721-8949.