Vídeos vão esclarecer cidadãos sobre direitos humanos na pandemia

0
573

Começou esta semana o projeto“Pílulas de Direitos Humanos: Diálogos em Tempos de Pandemia”, uma série de vídeos de até dez minutos apresentando para a população direitos humanos fundamentais e como se aplicam nesse período de pandemia e isolamento social. Entre os temas que serão abordados estão pessoas desaparecidas, população LGBT+, migrantes e refugiados, tráfico de pessoas e trabalho escravo, pessoas idosas e com deficiência.

– Por meio dessa iniciativa esperamos alcançar a consolidação de uma sociedade mais justa, baseada nos princípios da democracia, cidadania e justiça social -, afirmou a secretária da Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fernanda Titonel.

Os vídeos poderão ser vistos nas redes sociais e no canal de Youtube da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH/RJ), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e do próprio Projeto Pílulas de Diretos Humanos (ver abaixo as datas de lançamento).

– Esta proposta busca a consolidação de um projeto de sociedade baseado nos princípios de democracia, cidadania e justiça social, através da construção de uma cultura de direitos humanos que vise ao exercício do respeito às diferenças – declarou o reitor da UniRio Ricardo Cardoso.

O projeto é uma iniciativa da SEDSODH/RJ e da Escola de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (ECJ-UnIRio). Na Secretaria, o projeto está sendo desenvolvido pela Coordenadoria Estadual de Educação e Direitos Humanos, ligada à Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia de Direitos Humanos. Mais informações pelos e-mails: [email protected] ou [email protected] .

Lançamento dos vídeos:

24/6 – Apresentação do Projeto Pílulas de Direitos Humanos
1/7 – Educação em Direitos Humanos
8/7 – Lei da Pandemia e os Reflexos no Cotidiano
15/7 – Direitos Trabalhistas e Previdenciários
22/7 – Direito e Ampliação do Acesso à Documentação Básica
29/7 – Direitos da Criança e do Adolescente
5/8 – Direitos da Pessoa Idosa
12/8 – Proteção de Refugiados e Migrantes
19/8 – Violação de Direitos da Pessoa com Deficiência
26/8 – Direito à Liberdade Religiosa
2/9 – Direitos para Desaparecimento de Pessoas
9/9 – Direitos às Proteções da Assistência Social
16/9 – Violência contra a Mulher
20/9 – Violência contra a População LGBTI+
27/9 – Literatura em Direitos Humanos