Sítio Roberto Burle Marx tem programação especial na 16ª Semana dos Museus

0
2600

Estão abertas as inscrições para visitas guiadas gratuitas no Dia Internacional dos Museus (18/05) e para o recital da pianista Maria Helena de Andrade, dia 19/05.

O Sítio Roberto Burle Marx – SRBM, unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan/Ministério da Cultura, vai promover uma série de atividades durante a 16ª Semana dos Museus (12 a 19/05), promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação será aberta no dia 12/05 (sábado), com a 1ª Jornadinha de Pintura. Nos dias 16 e 17/05 (quarta e quinta-feira), essa atividade será voltada para estudantes de duas escolas municipais da região. No Dia Internacional dos Museus, 18/05 (sexta), as visitas guiadas terão entrada gratuita. E no dia 19/05 (sábado), a pianista Maria Helena de Andrade encerra a semana com um recital. Para todos os eventos, é necessário fazer inscrição por e-mail.

1ª Jornadinha de Pintura – Para o público em geral, foram oferecidas 50 vagas para crianças de 6 a 12 anos, com inscrição pelo página do Facebook do SRBM. A atividade terá início com uma visita guiada pelo SRBM até o atelier de Burle Marx. Em seguida, os jovens artistas poderão se espalhar e ficar à vontade para pintar e desenhar as belas paisagens do local. No dia, será disponibilizado um kit básico contendo tintas guache, pincel e folha de papel em tamanho A3, mas quem quiser poderá levar seu próprio material.

A 1ª Jornadinha de Pintura visa difundir o legado cultural de Roberto Burle Marx, incentivar a arte da pintura e promover a aproximação das crianças com a natureza e o meio ambiente. O projeto é uma versão infantil da Jornada de Pintura, realizada desde 2013 pelo SRBM/Iphan como parte da programação da Primavera de Museus, promovida pelo Ibram, em setembro.

Visitas guiadas no Dia Internacional dos Museus – No dia 18 (sexta-feira), a entrada será gratuita para as visitas nos dois

horários: 9h30 e 13h30. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone 2410-1412 ou pelo e-mail [email protected], até a lotação máxima.

Recital com a pianista Maria Helena de Andrade – Para encerrar a semana em grande estilo, a pianista Maria Helena de Andrade apresenta-se no dia 19/05 (sábado), das 9h às 13h, tendo no repertório, entre outros: J.S. BACH – Prelúdio para órgão (transcrição para piano de A. Siloti); W.A. MOZART – Sonata k 282: Adagio; homenagem aos 90 anos de Edino Krieger, com Nina (Valsa) e Choro Manhoso; e Zequinha de Abreu – Pintinhos no terreiro (chorinho) e Tico-tico no fubá (choro sapeca).

Mestra em Música pela UFRJ, ela já se apresentou nas mais renomadas salas de concerto do país e do exterior. A apresentação faz parte do Projeto Música no Sítio, realizado com apoio da Sociedade dos Amigos de Roberto Burle Marx.

Sobre o SRBM

Localizado na Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, o Sítio Roberto Burle Marx ocupa uma área de 405 mil m² e possui mais de 3.500 espécies de plantas. É reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 1985, data em que o arquiteto paisagista Roberto Burle Marx doou a propriedade ao Iphan. Além de ser patrimônio cultural nos níveis estadual e federal, o SRBM é candidato a Patrimônio da Humanidade, figurando na lista indicativa da Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco). A candidatura está em fase de elaboração do dossiê, que será complementado ao longo de 2018 e apresentado pelo Iphan em 2019.

 

Serviço

16ª Semana dos Museus – 12 a 19 de maio de 2018 Ação integrada com o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram

Local:  Sítio Roberto Burle Marx – SRBM/Iphan

Estrada Roberto Burle Marx, 2019 – Barra de Guaratiba – Rio de Janeiro (RJ)

 

PROGRAMAÇÃO

–  1ª Jornadinha de Pintura  // VAGAS LOTADAS

Dia 12 (sábado), das 9h às 13h

Dias 16 e 17 (quarta e quinta-feira), somente para estudantes das escolas municipais Euclides Roxo e Narcisa Amália, ambas de Guaratiba

 

–  Visitas guiadas gratuitas no Dia Internacional dos Museus

Dia 18 (sexta-feira), às 9h30 e às 13h30

Agendamento: [email protected] ou 2410-1412

 

–  Recital com a pianista Maria Helena de Andrade (com apoio da

Sociedade dos Amigos de Roberto Burle Marx) Dia 19 (sábado), das 9h às 13h

Agendamento: [email protected] ou 2410-3000