Arraiá da Amazônia: Música, gastronomia e cultura amazônica na Fundição Progresso

0
118

O Arraiá da Amazônia vai fazer da Fundição Progresso a casa do Norte do Brasil no dia 21 de junho, sexta-feira. Em sua segunda edição, a noite terá comidas e bebidas típicas da região, artesanato, decoração temática e, claro, muita música, com Afroribeirinhos, Natascha Falcão, Felipe Cordeiro, Ton Rodrigues, La Guacamaya, Mig Martins e DJs que vão trazer os ritmos nortistas para a Casa de Todas as Tribos. 

A banda Afroribeirinhos nasceu em 2018 no coração da boemia do Rio de Janeiro, no bairro da Lapa, com o encontro inusitado dos músicos manauaras Dibob da Silva e Frank Russo. As afinidades culturais amazônicas e a pulsante influência musical afrobrasileira serviram de berço para o surgimento de um ritmo novo, convidativo e especialmente dançante criado pela banda, chamado carinhosamente de ‘Mexidão’. 

A banda transita também por outras influências afrobrasileiras e latinocaribenhas, destacando-se o carimbó, banguê, salsa e merengue, colocando em foco sua inquietação artística e tentando atrair em suas músicas os olhares para a Amazônia brasileira, chamando atenção para as belezas, memórias e também necessidades de cuidado e atenção sócio ambiental com a floresta e seus povos originários.

E para tornar o show inesquecível, Afroribeirinhos recebe convidados, como Natascha Falcão, multiartista pernambucana radicada no Rio de Janeiro há 10 anos, indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Artista Revelação de 2023; Felipe Cordeiro, artista que se destaca pela fusão inovadora de estilos musicais paraenses com a vanguarda pop; Ton Rodrigues, cantor e ator amapaense; o músico Mig Martins;  e La Guacamaya, banda que une integrantes da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela, celebrando a mistura de ritmos tradicionais regionais e sons urbanos. 

A abertura fica por conta da Banda Aturiá e seu carimbó, e a pista vai ter muitos hits regionais com os DJs Mam, ativista das causas indígenas e climáticas, Letto, potiguar que explora suas raízes nordestinas, e Manas do Norte, projeto sociocultural representado por mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ da Amazônia e do Norte do Brasil.

 

Serviço: 

Arraiá da Amazônia: 

Espaço São Sebastião 

Data: 21 junho de 2024, sexta

Atrações: 

Abertura: Banda Aturiá 

Banda principal: AfroRibeirinhos 

Participações:  Natascha Falcão, Felipe Cordeiro, Ton Rodrigues e  La Guacamaya 

Djs nos intervalos:  DJ Mam, DJ Letto e  Manas do Norte 

Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Lapa – Rio de Janeiro)