Artista plástica de Recife e confeiteira da Saara RJ, promovem conversa aberta no Centro Cultural Hélio Oiticica

0
346

A exposição “Desculpe Atrapalhar O Silêncio De Sua Viagem”, primeira individual de Lia Letícia no Rio de Janeiro, chega em sua reta final neste sábado, 26 de agosto, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Para celebrar o encerramento, às 16h, haverá uma conversa aberta da artista com a curadora Clarissa Diniz e com a doceira Cláudia Topázio, que participou da obra Doçura Carioca.

Em Doçura Carioca, ação educativa desenvolvida ao longo da exposição no Rio de Janeiro, Lia Letícia e Cláudia Topázio, pastora e empresária do ramo de doces, coletaram fotos, vídeos e relatos tanto no espaço expositivo quanto na banca da rua Buenos Aires, na Saara, onde Cláudia vende seus doces. Essas experiências serão compartilhadas na conversa no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, que se tornou um lugar para a partilha de alimentos, saberes, afetos e reflexões sobre trabalho, comércio e direito à cidade. No dia, também será realizado o lançamento da publicação digital, online e gratuita, sobre a exposição. 

“Na conversa aberta falaremos sobre essa vivência conjunta, tanto na exposição, quanto na rua onde Claudia vende seus bolos. Assuntos como direito a cidade, condições dignas de trabalho e relações de ajuda mútua entre trabalhadores informais foram o foco do trabalho. Claudia, como expositora no centro da cidade, acaba se tornando algo como uma escultura social de afetos”, afirma Lia Letícia. Na ocasião, além da degustação dos bolos, serão apresentados relatos, fotos, vídeos e um texto produzido conjuntamente entre a artista e a Claudia Topázio nos encontros que se deram tanto na galeria como no ponto de venda de Cláudia, na Rua Buenos Aires, na Saara.

Doçura Carioca retoma, no Rio de Janeiro, o trabalho que Lia Letícia desenvolveu em Recife, no início deste ano, quando propôs a um grupo de mulheres da Vila Vintém, comunidade que há décadas ocupa uma das áreas mais valorizadas da capital pernambucana, uma conversa sobre o lugar do doce em suas vidas, compartilhando experiências e receitas. Juntas, Diana Fernandes, Maria José Félix, Maria Ceça de Souza e a artista fomentaram rodas de conversa e desenvolveram um bolo de goiabada e limão que recebeu o apelido de Doce Vintém, espalhando doçura por entre as memórias daquele território de luta contra a desigualdade, o racismo e a especulação imobiliária.

Com realização de Rosa Melo Produções Artísticas, incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Funcultura, e curadoria de Clarissa Diniz, a exposição Desculpe Atrapalhar o Silêncio de Sua Viagem apresentou singularidades do percurso da artista gaúcha radicada em Recife que busca redimensionar e representar corpos invisibilizados ou excluídos da história oficial da arte. Na mostra, obras, práticas, intervenções e documentos que, conectando Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro, buscaram potencializar esses cruzamentos geopolíticos em contínua transformação e expressar um desejo vivo pela criação em coletividade. O contexto de disputa entre desigualdade social e pujança criadora permeia a produção de Lia Letícia.

Lia Letícia tem sua obra lastreada não na excepcionalidade e pretensa autonomia da arte, mas em seu oposto: sua ordinariedade, suas disputas, suas violências. Para Lia, a arte é parte dos conflitos e construções da cultura e, como tal, deve ser pensada, criticada e tensionada por práticas culturais que se situam à margem do coração de sua hegemonia econômica, política e simbólica. Por isso, há quase três décadas a artista tem convocado camelôs e artistas de rua para usos não-especializados da ideia de arte e suas práticas políticas. Ela usa o humor e convida mulheres, indígenas, negros e outros sujeitos que foram subalternizados pela colonização para um diálogo e um conjunto de intervenções e propostas que, agora, pela primeira vez foram articulados e apresentados como um corpo.

 

Serviço:  

Exposição “Desculpe Atrapalhar O Silêncio De Sua Viagem”

Encerramento e Conversa Aberta |Doçura Carioca

Lia Letícia, Cláudia Topázio e Clarissa Diniz

26 de agosto 2023 | 16h

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Rua Luís de Camões, 68 – Centro, Rio de Janeiro

*haverá transmissão simultânea em libras

Instagram: https://www.instagram.com/osilenciodesuaviagem/

Fotos  (Crédito: Mari Bley)