Atriz Léa Garcia faz tarde de autógrafos nesta terça-feira (08/08) em Maricá

0
310

A atriz Léa Garcia estará na cidade de Maricá, nesta terça-feira, 8 de agosto, para uma tarde de autógrafo do livro “Entre mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: A Trajetória e o Protagonismo de Lea Garcia”, de Julio Claudo da Silva, publicado pela Editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento, realizado pela Secretaria de Cultura de Maricá, acontece a partir das 17h30, no Cine Henfil, no Centro da cidade da região metropolitana do Rio.

O livro lança um olhar sobre a história de uma das grandes damas da dramaturgia brasileira, que aos 90 anos, que já contabiliza 70 anos de carreira. A obra analisa as memórias públicas sobre a trajetória profissional da atriz através dos registros acerca das montagens dos espetáculos do Teatro Experimental do Negro e dos trabalhos profissionais nos quais Léa Garcia atuou.

O recorte cronológico do livro enfoca especialmente o início da atuação de Léa no Teatro Experimental do Negro (TEN), a partir de 1952, sua estreia no teatro profissional em “Orfeu da Conceição” e sua atuação no longa “Orfeu Negro ou Orfeu do Carnaval”, de 1959, que rendeu à atriz o segundo lugar na disputa pelo prêmio de “Melhor Atriz” no Festival de Cinema de Cannes.

Um dos personagens mais marcantes da carreira de Léa foi a escravizada Rosa, na novela Escrava Isaura (1976), vendida para mais de 100 países. Léa comenta que ter a própria biografia traz uma sensação gratificante de “reconhecimento”, e ressalta ser ainda mais significativo, “pelo fato de eu ser uma atriz preta”, declarou.

O autor Julio Claudio ressalta a relevância da trajetória da artista “É uma importância não só artística, como também política. Dona Léa sempre foi atuante, é pioneira, abriu caminho. Uma mulher que meteu o pé na porta do sistema para construir sua história. E tudo isso merece ser documentado. O livro é uma homenagem, e também um registro histórico”, diz Julio, Professor de História da UEA e também autor do livro sobre a atriz Ruth de Souza, lançado em 2015.

 

SERVIÇO

Lançamento da biografia da atriz Léa Garcia

Livro “Entre Mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: A Trajetória e o Protagonismo de Léa Garcia”

Data: Terça-feira, 8 de agosto

Horário: das 17h30 às 20h

Local: Cinema Público Municipal Henfil

Endereço: Rua Alferes Gomes, 390 – Centro de Maricá

Tel.:(21) 2634-1165

Evento gratuito