Baile de Charme do viaduto de Madureira faz 32 anos, com Lukinhas e convidados

0
831

Neste sábado (14/05), a partir das 22h, o Baile de Charme do viaduto de Madureira  está completando mais um ano de vida. O Dutão, como é conhecido, vai ter uma programação especial para comemorar seus 32 anos de existência. E para marcar a data, vai rolar um super show com Lukinhas, dono do hit “Pipa Voada”, e vários convidados. Comandando a pista tem os DJS Residentes: Michell, Fernandinho, Vig e Ga, agitando a massa charmeira com muita black music. E de  quebra, vão receber o DJ Betão de São Paulo.

Os ingressos já estão à venda: 1o lote esgotados. 2o lote ; R$ 20,00 e na hora a produção do baile ainda não definiu o valor . https://www.sympla.com.br/evento/aniversario-viaduto-de-madureira-show-com-lukinhas-e-convidados/1552590 . Classificação : 18 anos.

O viaduto é conhecido como um centro de concentração popular, responsável pela difusão da cultura negra no Estado do Rio de Janeiro.  Além de eventos semanais e premiações, o espaço já recebeu diversas atrações internacionais e nacionais, como Keith Sweat, Chingy, Montell Jordan, Darrius, Negra Li, Quelynah, Nina Black, Sampa Crew, Dughettu, Sandra de Sá, Racionais MCs e muitos outros.

O espaço oferece também oportunidades para novos talentos musicais voltados para Black Music e Hip-Hop e muito bem frequentado por nomes do meio artístico.  Responsável por uma grande festa anual do “Dia da Consciência Negra” e constantemente realizando eventos sociais.

 


Como tudo começou:

Em 11 de maio de 1990, um grupo de amigos,  entusiastas do samba, conhecidos como “Leno, Pedro, Edinho e Xandoca”, se organizam e fundaram o bloco carnavalesco “Pagodão de Madureira”, tendo como local de suas manifestações a parte inferior do “viaduto Negrão de Lima”. No mesmo ano, em 19 de maio, um sábado, dia tradicional dos bailes de hoje, inicia-se a história do Baile Charme do viaduto de Madureira, com os DJs residentes Markin New Charm, Kally e Loopy e dividindo o toca-discos na estréia com os convidados: “Dj Malboro (apoiando com seus equipamentos), Fernandinho e Corello. Três anos depois é completado um novo time: “Markin, Loopy, Michell, Kally e A”.

O movimento hip-hop carioca estava no auge e contra a violência que acontecia na época nos bailes funk, optaram pelo ritmo “new jack swing”, divulgado em diversos bailes DE charme na época. Variando positivamente sobre o mesmo tema. Hoje, o viaduto é conhecido como um centro de concentração popular, responsável pela difusão da cultura negra no Estado do Rio de Janeiro. Sendo assim, o Governo do Estado, decide reconhecê-lo, junto à organização remanescente do espaço, como um instrumento essencial à cultura do bairro, assim como as escolas de samba e o jongo: deste modo, em 1995, o Projeto é batizado de “Projeto Rio Charme”, e tem suas dependências reformadas visando o controle e a segurança do público. O baile de Charme do viaduto de Madureira completou em 2021, 31 anos de existência e resistência à cultura black.

 

Baile Charme

Em 2012, o Baile do viaduto serviu de inspiração para o autor Manoel Carlos para a novela Avenida Brasil, que foi uma das novelas de maior audiência da Globo no horário das 21h.  Na novela, o chamado Baile do Divino tinha como principal característica os famosos passinhos do Baile do viaduto.

Em fevereiro de 2013, o evento foi homenageado pela Escola de Samba Portela, que teve o seu enredo falando sobre Madureira, e uma ala totalmente dedicada ao Baile Charme do viaduto de Madureira.

também no ano de 2013, o viaduto de Madureira foi definitivamente entregue ao Baile Charme. O Prefeito Eduardo Paes declarou no Diário Oficial, o Baile Charme do viaduto de Madureira como Bem Cultural de Natureza Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Serviço

Aniversário de 32 anos  do Baile de Charme do viaduto de Madureira
DJs Residentes: Michell, Fernandinho, Vig e Gab
Atração: Super show com Lukinhas, dono do hit “Pipa Voada” e vários convidados.
Data: 14 de maio 2022
Horário: 22h
Local: viaduto Negrão de Lima – Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro
Ingressos Antecipados: R$ 20.
https://www.sympla.com.br/evento/aniversario-viaduto-de-madureira-show-com-lukinhas-e-convidados/1552590
Mais informações: (21) 96475-2020- DJ Michell.
Classificação: 18 anos.
[email protected]
http://www.viadutodemadureira.com.br/