Bernardo Ramos Quinteto é atração do Festival Rebel Instrumental

0
522

Depois de retomar suas atividades em setembro após mais de um ano de portas fechadas, a casa de shows carioca Audio Rebel retoma seu lugar de referência no cenário experimental com uma série de eventos – ainda sem público – destinados ao melhor da produção independente. O Festival Rebel Instrumental acontecerá direto de seu palco para o YouTube, sem restrição de acessos para admiradores da música de vanguarda de todo o país. Na segunda edição, que acontece no dia 07/10, às 20h, a atração será o Bernardo Ramos Quinteto. A transmissão gratuita acontece pelo canal oficial da Audio Rebel.

Neste show especial, o guitarrista, compositor e produtor musical Bernardo Ramos retoma a temporada de lançamento do disco “Cangaço” (2019), interrompida pela pandemia. O álbum saiu pela gravadora Rocinante e foi gravado com seu quinteto – formado por Beth Dau (voz), Bruno Aguilar (baixo acústico), Felipe Continentino (bateria) e Rafael Rocha (trombone) – e explora zonas de fronteira entre a música instrumental brasileira, o jazz, a improvisação livre e a música contemporânea de concerto.

As composições de Bernardo Ramos são muito inspiradas na obra de diretores como David Lynch e Glauber Rocha. “Não que eu queira criar uma música imagética, mas se trata de correr os riscos que eles correram. Nos filmes do Lynch, por exemplo, você tem uma enxurrada de sensações, mas não necessariamente entende a trama. Como é isso na música? Onde está esse risco?”, indaga o guitarrista e compositor.

Bernardo Ramos tem sua formação marcada pela orientação direta de Hermeto Pascoal e Itiberê Zwarg, com o qual cultivou uma parceria por 13 anos, gravou três discos e realizou concertos no Brasil e no exterior. Como instrumentista e arranjador, já atuou com nomes como Dori Caymmi, Arismar do Espírito Santo, Leny Andrade, Idriss Boudrioua, entre outros. A contribuição com artistas de sua própria geração envolve, principalmente, tendências experimentais da música instrumental brasileira, incluindo o grupo Bamboo, o grupo de Joana Queiroz e o trio com Joana e Rafael Martini, com o qual lançou o disco “Gesto”, pelo selo japonês Spiral Music.

Depois do Quinteto Novo Tango, de Roberto Rutigliano, que inaugurou a programação, o Festival Rebel Instrumental recebe o Bernardo Ramos Quinteto em 07/10 e se encerra com chave de ouro em 11/10, com show da Abayomy Afrobeat Orquestra. Todos os eventos têm entrada grauita e classificação livre.

Serviço:

Festival Rebel Instrumental com Bernardo Ramos Quinteto

Data: 07/10/2021 (quinta-feira)

Horário: 20h

Transmissão: http://youtube/audiorebelrio

Ingressos: Grátis

Classificação: Livre