Cantor e compositor Almir Chiaratti faz show “Solo Bem Acompanhado” no Centro do Rio 

0
79

A arte itinerante de Almir Chiaratti segue circulando por alguns dos principais palcos do Rio de Janeiro. O cantor, compositor, multi instrumentista e poeta é atração do Teatro Gonzaguinha em 16/03 (sábado), a partir das 19h, com seu show “Solo Bem Acompanhado”, uma apresentação onde a música serve como fio condutor para a poesia e a dança. O espetáculo multilinguagem é uma narrativa musical não-linear, com intervenções de poemas e performances costurando o repertório. As entradas são gratuitas.

“Solo Bem Acompanhado” contará com participação do poeta Tom Grito e da bailarina Gabriela BlackBarbie, além da performance Tecnocurupira. Interpretado por Julio Andrade, o personagem está presente na quadrilogia de clipes do álbum “Frágil”, que juntos somam mais de 70 mil visualizações. Ele aparece com indumentária criada por Rui Cortez, inspirado na obra do Bispo do Rosário, e construída a partir de rejeitos tecnológicos reciclados para trazer ao palco a temática ambiental e incrementar o espetáculo.

Não por acaso, a temática das canções propõe que reciclemos nossas emoções e cantemos sobre nossas alegrias, perdas, separações e reencontros. Acompanhando o conceito, os figurinos foram confeccionados com técnicas de upcycling e reaproveitamento de materiais têxteis pelo artista visual e estilista Gustavo de Carvalho.

Estarão no programa do show, ainda, as músicas de destaque de “Bastidores do Sorriso”, o trabalho de estreia de Almir Chiaratti; e interlúdios utilizando os poemas de seu livro “Fissão: Juntar Sílabas Como Quem Separa Átomos”, lançado pelo selo doburro, durante a 20ª FLIP, em 2022.

O show “Solo Bem Acompanhado” celebra uma trajetória musical de quase uma década de lançamentos. Almir Chiaratti é compositor, cantor, poeta e realizador audiovisual com os pés fincados na canção brasileira. Sua carreira solo começou em 2015 com o álbum “Bastidores do Sorriso”, influenciado pela MPB Tropicalista. Em 2021, lançou o segundo disco, “Frágil”, produzido por Federico Puppi. 

Em 2023, se tornou membro da Academia de Letras de São João Del Rey (MG), como sócio-correspondente, foi selecionado em editais municipais, estaduais, bem como no SESC PULSAR e FUNARJ e classificou canções para os principais festivais da canção do Brasil, como o  53º FENAC, para o Festival da Canção da Alta Floresta (MT), 35º FESCAN (RJ). O multiartista segue criando e compartilha com o público seus próximos passos musicais e poéticos em um espetáculo único.

O Teatro Gonzaguinha fica localizado nas dependências do Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, em frente ao Terreirão do Samba. O espaço fica na rua Benedito Hipólito, nª 125.

O projeto é contemplado pelo edital JANELÃO – FESTIVAL DE ARTE URBANA E POPULAR DA ZONA NORTE E DA ZONA OESTE, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.

 


Serviço:

Almir Chiaratti – Show Solo Bem Acompanhado

Data: 16/03/2024 (sábado)

Horário: 19h

Local: Teatro Gonzaguinha

Endereço: Benedito Hipólito, nª 125 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: Entradas gratuitas, sujeitas a lotação

Classificação: Livre