Cantora Valeska Marega leva a força do feminino para o palco do Teatro Brigitte Blair

0
184

Valeska Marega se apresenta no Teatro Brigitte Blair, em Copacabana, no dia 13 de dezembro, para lançar o single ‘A vida eu vou levar’, uma música extremamente pessoal, mostra o que a artista passou e as força que tirou para retomar sua carreira de cantora. 

E é com o lançamento do single dessa música tão empoderadora que ela retorna aos shows, com um novo nome artístico, em homenagem à linhagem materna de sua família. 

A apresentação é repleta de ritmos brasileiros: xote, maracatu, samba, ciranda, ijexá, samba-enredo. Além de algumas mais românticas. O show tem 12 músicas de autoria de Valeska e cinco músicas de Chico Buarque, Chico Science, Alceu Valença e Martinho da Vila. 

“Somadas às minhas músicas de empoderamento da mulher, partindo das minhas experiências pessoais femininas, há um apelo forte à diversidade étnica e denúncia à discriminação social e racial nas músicas Etnia, de Chico Science e As Caravanas, de Chico Buarque, essa última entrecortada por alguns versos de ‘Navio negreiro’ de Castro Alves e a primeira precedida por um trecho do livro ‘O povo brasileiro’ de Darcy Ribeiro sobre a diversidade étnica nacional”, conta Valeska. 

Seu trabalho e suas músicas falam para as mulheres se afirmarem, para as mulheres que sofreram algum tipo de assédio, discriminação ou abuso se empoderarem. 

Algumas das músicas autorais apresentadas no show: 

– “Vou voltar pra mim”: um samba para ajudar quem passa por momentos de dificuldade e dúvida a se fortalecer e se inspirar. 

– “Princesa Encantada”: uma afirmação de força, luta e conquista, mostrando que toda mulher é sua própria lutadora e salvadora. 

– “Mulheres do Mar – No reino da sereia” e “Capoeira Cantou”: canções com ritmos nordestinos e inspiradas no universo praieiro de Dorival Caymmi, mas agora a mulher sendo protagonista e ativa. 

– “No Cio”: um xote sensual que celebra a busca da mulher pelo seu próprio desejo e realização. 

“No show pretendo levar às mulheres, principalmente, as minhas letras embaladas pela minha música para que sirvam de inspiração e força individuais. Para que possam se identificar – e não se sentirem sozinhas, ver que tem mais alguém que passou e passa pelas mesmas coisas. E ajudarem a alguma ação”, afirma a artista. 

O single e seu trabalho autoral, presente no show, é todo baseado em quem ela é. No que a distingue. Uma mulher. Acima de tudo uma mulher, com forças e fragilidades. A mulher que precisa assumir sua força através do amor e das diferenças.

Cada música dessa veio como uma urgência de expressão de algo que ela é e coisas que passava e sentia ou que viveu. “Aos poucos essa colcha de retalhos das músicas foi se formando e mostrando que havia um tema único que unia todas as músicas. Era eu e minha vida colocada em letras e músicas que englobam também a história e os problemas de grande parte das mulheres. De sermos quem somos, de nos afirmarmos num mundo que durante milênios nos castrou. Espero sinceramente que meu trabalho ajude algumas pessoas a encontrarem mais seu caminho naquilo que significa SER MULHER”, conclui Valeska. 

O show tem produção e arranjos de Wellington Reis, e a participação de Wellington Reis nas cordas, Menino Brito na percussão, Rogério Santos no baixo e Paulo Maclaren na bateria. Direção cênica de Anderson Dias.

 

SERVIÇO 

Show da cantora Valeska Marega 

Teatro Brigitte Blair – Rua Miguel Lemos, 51 – Copacabana

13 de dezembro às  20h

Ingressos: R$ 30 e R$ 60

https://bileto.sympla.com.br/event/88132