‘Ilú-ọba Ọ̀yọ́: a gira dos ancestrais’ é o enredo do GRES Império Serrano para o Carnaval 2024

0
299

A Escola de Samba  Império Serrano apresentou neste sábado, 15 de julho, o enredo que vai apresentar no Carnaval 2024: “Ilú-ọba Ọ̀yọ́: a gira dos ancestrais”. De autoria do carnavalesco Alex de Souza, o Reizinho de Madureira vai buscar o título da Série Ouro fazendo uma grande louvação aos orixás em forma de xirê.

Ilú-ọba Ọ̀yọ́ era o nome de um grande império que ocupava os locais onde hoje estão situados Nigéria, Togo e Benin, na África Ocidental. No período da diáspora, os filhos daquela terra transferiram seus cultos para o Brasil, onde recriaram suas tradições através de uma forma de religião, ao qual deram o nome de candomblé, na Bahia. Ele se popularizou e ganhou um novo rito com a união de todas as divindades no xirê, denominado no enredo como “gira dos ancestrais”.

Segundo o carnavalesco Alex de Souza, o tema vai mostrar a importância de cada orixá para determinada localização de Ilú-ọba Ọ̀yọ́. O artista destaca que o enredo será um grande encontro entre o Império Serrano e este Império Africano, que teve e tem grande influência na cultura e religiosidade do povo brasileiro.

– Esse enredo já é especial porque será a primeira vez que o Império Serrano vai abordar 100% um tema sobre a religiosidade africana e o culto aos orixás. Iremos levar à Sapucaí este Império Africano, onde cada divindade é embaixador de um certo local. Com a diáspora, o candomblé foi criado aqui no Brasil, cresceu e ganhou algumas particularidades em seus ritos, como o xirê, que é a gira em que todos os esses deuses estão unidos. E será essa ordem que iremos apresentar na Avenida, indo de Ogum à Oxalã, pedindo antes licença a Exu para que os caminhos sejam abertos. Veremos uma união entre Impérios de pele preta, retinta e cheios de fundamentos – afirmou Alex de Souza.

Em 2024, o Império Serrano será a oitava escola a desfilar no sábado de carnaval, dia 10 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí, pela Série Ouro da Liga-RJ, visando o retorno ao Grupo Especial.