Casarão centenário na GáveaCasa Voa completa 5 anos e participa de campanha de crowdfunding

0
244

Este ano a Casa Voa comemora cinco anos de uma história que começou em 2017 e, desde então, vem movimentando uma série de projetos culturais e sociais, como cursos, exposições e residências artísticas. E para comemorar a data, está em cartaz uma exposição no Centro Cultural Correios de Niterói, e no segundo semestre será lançado o livro “Conexão Pouco Decolagem – Casa Voa 5 anos”, contando a história da casa casa e todos os projetos que aconteceram desde a sua abertura.  

Para tornar possível essa comemoração, foi lançada uma vaquinha virtual, que está disponível no site da Benfeitoria, e vai disponibilizar uma série de recompensas para quem quiser contribuir, como livro, camisetas, gravuras e obras originais dos artistas, e assim viabilizar o projeto Crowdfunding CasaVoa.

A Casa Voa é um ateliê coletivo que atualmente abriga os artistas Antonio Bokel, Carolina Kasting, Clarice Rosadas, Marcelo Macedo, Mateu Velasco e Lulo Chaumont. O casarão centenário situado no Alto Gávea, além de abrigar os ateliês, oferece cursos, residências e exposições. Todas as atividades são coordenadas pelos próprios artistas de forma horizontal, com a cooperação de curadores e outros artistas convidados.
O objetivo do espaço é abrir as portas para debates e trocas entre curadores, artistas, filósofos, poetas e outras formas de expressão, fomentando assim a cena cultural carioca. 

Ao longo de 5 anos, a Casa realizou uma série de exposições, cursos, e intercâmbios culturais. Esta exposição celebra 5 anos de existência do coletivo CASA VOA. Pretende dar um panorama dos artistas que passaram pelo coletivo durante esse tempo de resistência cultural da casa.

A Casa Voa fica na R. Marquês de São Vicente, 456 – Gávea – Rio de Janeiro.