Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – Projeto Um Dedo de Prosa

0
1262

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP-Iphan) realizará nesta quinta-feira, 29 de abril, mais uma edição do projeto Um Dedo de Prosa, que abordará lugares de referência para povos indígenas. Os convidados são Nildo José Miguel Fontes, da etnia Tukano, diretor vice-presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), e Patrícia Ferreira Pará Yxapy, da etnia Mbyá-Guarani, professora e cineasta, que falarão, respectivamente, sobre a Cachoeira de Iauaretê, no Amazonas, e a Tava Guarani, no Rio Grande do Sul.

A transmissão será das 16 às 18h, pelo canal do CNFCP no Youtube. O debate segue dentro da temática geral dessa série de edições do projeto: os 20 anos da política de reconhecimento do Patrimônio Imaterial. Os dois lugares abordados são inscritos no Livro de Registro dos Lugares do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Considerada um lugar sagrado para as comunidades multiculturais locais, a Cachoeira de Iauaretê, também conhecida como Cachoeira da Onça, simboliza episódios de guerras, perseguições, mortes e alianças descritos nos mitos de origem e em narrativas históricas dos povos indígenas da região. Localizada no município de São Gabriel da Cachoeira, é um lugar fundamental para os que habitam a região banhada pelos rios Uaupés e Papuri, compostos pelas etnias de filiação linguística Tukano Oriental, Aruak e Maku.

Já a Tava, localizada em São Miguel das Missões, converge significados e sentidos atribuídos pela etnia Guarani Mbyá ao sítio histórico que abriga remanescentes da antiga Redução Jesuítico-Guarani de São Miguel Arcanjo. Na Tava se encontra uma “casa de pedra” que concretiza, de maneira paradigmática, a morada dos antigos, evocando ensinamentos fundamentais para viver de acordo com os princípios éticos do povo Guarani.

Serviço:

Um dedo de prosa

Tema: Lugares de referência para povos indígenas

Data: 29 de abril

Horário: 16h às 18h

Onde: Canal do CNFCP-Iphan no Youtube – https://www.youtube.com/watch?v=KxjCeiwFLFo