Cida Moreira, Ivan Gomes e Leandro Coelho no show “Leros e Boleros – A Música de Sergio Sampaio” abre a programação do Manouche

0
187

A cantora paulista Cida Moreira traz toda sua expressividade dramática ao Manouche para mostrar pela primeira vez na cidade o show “Leros e Boleros – A Música de Sérgio Sampaio”, fruto do disco “Poeta do Riso e da Dor”, recém-lançado pelo DJ Zé Pedro em seu selo Joia Moderna, calcado no repertório do cantor e compositor capixaba, nos dias 3 e 4 de agosto. 

“É tamanha a importância de Cida Moreira dentro do cenário de cantoras nesse país que em 2011, abri o selo Joia Moderna para que sua discografia tivesse o prosseguimento e reconhecimento merecidos” – exalta Zé Pedro. “Agora, com a proximidade dos trinta anos da morte de Sérgio Sampaio, só mesmo Cida poderia ser a intérprete ideal desse compositor que misturava em suas canções o desengano e o amor através de uma fina ironia que se assemelha ao pensamento musical de Cida Moreira”. 

Este show vem de outro show, o “Boleros e outras Delícias” – nome extraído de um verso da letra da canção “Leros e Leros e Boleros”, do disco “Eu quero é Botar meu Bloco na Rua” de Sérgio Sampaio – apresentado em São Paulo em 2019 para lembrar os 25 anos da morte dele, mas, aí, veio o turbilhão provocado pela pandemia. Quatro anos depois dessa estreia ganhou registro fonográfico em estúdio e este novo show, rebatizado, e com nova composição. 

Com direção musical de Ivan Gomes (baixo acústico e elétrico) e Lê Coelho (guitarra e violão), o show cria intersecções e conexões da obra de Sampaio com o universo da música latino-americana. A ideia do espetáculo surgiu da identificação dos dois diretores com a obra de Sampaio; parceiros há mais de uma década, ambos têm o compositor como uma de suas grandes referências. 

Quando decidiram montar o show, uma das premissas era encontrar alguém que também se identificasse com a obra do compositor e tivesse características artísticas que dialogassem com esse universo, com contorno dramático contido na poesia e nas melodias de Sampaio, e assim chegaram ao nome de Cida Moreira. Lê Coelho fez o convite e ela respondeu: “Já topei! Me liga!”. 

“Sérgio acompanhava minha vida musical cotidiana, me dando de presente uma transgressão de linguagem e de estética musical que me formou, junto a tantos geniais artistas que faziam nossa vida ser tão livre, tão ousada, uma flecha atirada ao futuro… futuro esse que chegou e formou tantos outros artistas como eu, como tantos”, conta Cida. 

O trio começou tudo de novo para este show e recriou os arranjos, agora com Cida ao piano e na voz, Lê Coelho no comando da guitarra e dos violões, e Ivan Gomes com o seu contrabaixo acústico. “A relevância da obra de Sérgio Sampaio para a música brasileira é maior do que a exposição e circulação que teve, tanto nos meios acadêmicos quanto nos veículos de divulgação musical de sua época, e também posteriormente à sua morte. A realização deste show é também fruto do desejo de que a obra do compositor siga sendo prestigiada e difundida com o devido valor”, explica Lê Coelho. 

Intérprete teatral, Cida sabe realçar o sentido de cada canção no canto em permanente erupção. Dores e risos de Sérgio Sampaio se engrandecem no seu canto dramático em canções como “Na Captura”, “Quatro Paredes” e “Tolo Fui Eu”, “Essa tal Mentira, “A Luz e a Semente” e “Cruel” e “Eu Quero é Botar meu Bloco na Rua”, por exemplo. 

Ainda que seja apenas “um compositor popular”, como Cida canta na lancinante “Tem que Acontecer”, a obra de Sampaio permanece e está toda aí, para ser ouvida, conhecida e amada. 

 

Serviço:

Show: Cida Moreira, Ivan Gomes e Leandro Coelho no show “Leros e Boleros – A Música de Sergio Sampaio”

Local: Manouche (Rua Jardim Botânico, 983, – subsolo da Casa Camolese/Jd. Botânico)

Datas e horário: 3 e 4 de agosto, quinta e sexta, às 21h

Preço: R$ 80,00 (ingresso solidário – levando um quilo de alimento não perecível ou livro, a ser doado para o ONG Instituto da Criança – e meia-entrada) l R$ 160,00 (inteira)

Capacidade: 100 pessoas (público sentado)

Vendas: https://linktr.ee/clubemanouche