Cidades da Costa Verde recebem atrações gratuitas do Natal Sesc RJ 2023

0
83

Neste fim de semana (de 8 a 10/12), municípios da Costa Verde – Paraty, Mangaratiba e Angra dos Reis – recebem atrações gratuitas do Natal Sesc RJ 2023, que conta com uma programação especial que percorrerá 35 cidades do estado do Rio de Janeiro, tendo como apoio as prefeituras municipais e os sindicatos varejistas. No fim de novembro, as cidades inauguraram a decoração natalina do projeto em importantes espaços da região. 

Uma das atrações da programação do Natal Sesc RJ 2023 é o concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), se apresenta em Paraty, no dia 08/12, às 19h, na Praça da Matriz; e em Mangaratiba, em 09/12, também às 19h, na Praça Robert Olympio Simões. A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, composta por 55 jovens com idades entre 18 e 28 anos e, em sua grande maioria, residentes de comunidades socioeconomicamente desfavorecidas do Rio de Janeiro, foi criada na década de 80 pelo Maestro David Machado. O grupo já se apresentou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes, Sala Cecília Meireles, entre outros centros culturais. Nos últimos anos a orquestra tem acompanhado solistas como o violinista Gabriel Kameda, o pianista Eduardo Monteiro, os cantores líricos Fernando Portari, Carla Rizzi e Elizeth Gomes, o violonista Yamandu Costa, entre outros. 

Já em Angra dos Reis acontece o espetáculo “Natal com Dó Ré Mi e Padre Omar” em uma carreta-palco, na Praça da Estação Santa Luzia, às 20h30. O show é conduzido pelo Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, na companhia do Grupo Dó Ré Mi, coral que nasceu em uma escola pública do Rio e já participou de shows com grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Danilo Caymmi, Bibi Ferreira, Simoninha e Mafalda Minnozzi. O público pode esperar por muita animação e emoção, com efeitos tecnológicos de imagem e som, que prometem encantar os espectadores, e canções como os clássicos natalinos Jingle Bells, White Christmas, Noite Feliz, entre outros, além de sucessos do show “Nossa Voz”, com músicas do Rei Roberto Carlos sobre fé e fraternidade. 

“O Natal Sesc RJ para a região da Costa Verde tem uma enorme importância, pois traz perspectivas positivas para o comércio, para a população e reforça a importância das ações oferecidas pelo Sistema Fecomércio RJ através do Sesc, em parceria com os sindicatos. Ficamos gratificados ao verificar com os nossos olhos um trabalho tão bonito e ver a diferença que faz para a região”, celebra Essiomar Gomes, presidente do Sicomércio Costa Verde. 

Outros municípios também recebem uma programação artística, incluindo concertos de orquestras e solistas, apresentação de corais, cenografia natalina e atividades artísticas diversas, o que provocará intensa movimentação econômica, prevê o presidente do Sistema Fecomércio RJ e Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior. 

“O Natal Sesc está consolidado no calendário de eventos do Rio de Janeiro porque leva a todas as regiões do estado uma programação artística e de lazer associada a valores como união, solidariedade e esperança, algo muito apreciado pelo público nesse período do ano. Ao mesmo tempo em que encanta os moradores das cidades, o evento atrai turistas e movimenta o comércio, os serviços e toda a cadeia produtiva, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o nosso estado”, diz o dirigente. 

A programação completa do Natal Sesc RJ 2023 pode ser conferida no site www.natalsesc.com.br.

 

 

Serviço:

Natal Sesc RJ 2023 – Região da Costa Verde

Paraty – Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro: 08/12/2023, às 19h, na Praça da Matriz. Grátis.

Mangaratiba – Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro: 09/12/2023, às 19h, na Praça Robert Olympio Simões. Grátis.

Angra dos Reis – Show “Natal com Dó Ré Mi e Padre Omar”: 10/12/2023, às 20h30, na Praça da Estação Santa Luzia. Grátis.