Cine Henfil apresenta Mostra Trabalhador Vai ao Cinema em Maricá

0
560

Como você vê o cinema? Somente como um espaço de entretenimento? Ele pode impactar as pessoas? Um filme pode te fazer refletir sobre as questões do mundo? Pensando nestas questões, conhecendo a profundidade sensorial e emocional que um filme pode entregar ao espectador, além de abordar assuntos que façam refletir sobre questões sociais, retratar criticamente um determinado tema, o Cinema Público gratuito de Maricá convida a todos para a Mostra o Trabalhador vai ao Cinema. O objetivo é, através dos filmes exibidos, refletir criticamente sobre essas novas formas de organização do trabalho e analisar as mudanças que vêm ocorrendo nas relações de trabalho no Brasil e no Mundo. Não podemos esquecer, é claro, das sessões infantis, que fazem a cabeça dos pequenos espectadores,

 

Confira a programação:


·       Sexta-feira, 06/10/2023, às 19h – Eles não usam Black-Tie (Drama. Classificação 14 anos. Direção Leon Hiszman)

Sinopse: Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.


·       Sábado, 07/10/2023, às 15h – As Aventuras do Avião Vermelho (Animação. Classificação livre. Direção José Maria e Frederico Pinto)

Sinopse: A trama apresenta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.


·       Sábado, 07/10/2023, às 17h – Pureza – (Drama/Biografia. Classificação 14 anos. Direção Marcelo Gomes)

Sinopse: O filme é baseado na história real de Pureza Lopes Loyola. Pureza é uma mãe solo que mora com seu filho, Abel, em uma pobre região do Maranhão. Descontente com a vida que levam, o jovem resolve deixar o local para buscar emprego em um conhecido garimpo, com a promessa de dar uma vida melhor para a matriarca. Após meses sem notícias do filho, Pureza resolve sair em busca do rapaz. Durante a jornada, ela encontra uma fazenda que emprega um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais, a famosa escravidão moderna. Ainda à procura do filho, ela passa a trabalhar neste lugar, testemunhando o tratamento brutal sofrido pelos empregados, além do desmatamento ilegal de florestas. Lutando contra um sistema perverso e poderoso, esta batalhadora mulher enfrentará a tudo e todos que ficarem à sua frente, sempre com uma fé religiosa inabalável e a esperança de encontrar o filho.


·       Sábado, 07/10/2023, às 19h – Estou me Guardando para quando o Carnaval Chegar (Documentário. Classificação 10 anos. Direção Marcelo Gomes)

Sinopse: Na cidade de Toritama, considerada um centro ativo do capitalismo local, mais de 20 milhões de jeans são produzidos anualmente em fábricas caseiras. Orgulhosos de serem os próprios chefes, os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o carnaval: quando chega a semana de folga, eles vendem tudo que acumularam e descansam em praias paradisíacas.


·       Domingo, 08/10/2023, às 15h – D.P.A. – O Filme (Ficção/Aventura. Classificação Livre. Direção André Pellenz)

Sinopse: Os Detetives do Prédio Azul são confrontados com o maior caso de suas vidas: salvar o próprio edifício da destruição. Pippo, Sol e Bento se infiltram na festa de Dona Leocádia, a terrível síndica que é, literalmente, uma bruxa. Lá eles presenciam um crime “mágico”, que condena o Prédio Azul a uma demolição de emergência. Para completar, a única testemunha – o quadro falante da Vó Berta – desaparece, e Dona Leocádia é enfeitiçada para ficar boazinha. Para resolver esse caso, os detetives vão contar com a ajuda do porteiro Severino, que empresta sua Kombi azul novinha para ser a sede de investigação. A aventura fica completa quando Tom, Mila e Capim, fundadores do clubinho original, são trazidos de volta ao Rio de Janeiro para ajudar no caso.


·       Domingo, 08/10/2023, às 17h – Pureza – (Drama/Biografia. Classificação 14 anos. Direção Marcelo Gomes)


·       Domingo, 08/10/2023, às 19h – Arábia (Drama. Classificação 16 anos. Direção Affonso Uchôa e João Dumans)

Sinopse – Em Ouro Preto, Minas Gerais, um jovem encontra por acaso o diário de um operário metalúrgico que sofreu um acidente e por suas memórias embarca numa jornada pelas condições de vida de trabalhadores marginalizados.

 

Sobre o cinema

Administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), o Cinema Público Municipal Henfil, que fica na Rua Alferes Gomes, 390, no Centro de Maricá, tem capacidade para 200 pessoas, sendo 190 com assentos comuns, quatro para pessoas obesas, quatro para cadeirantes e outras duas para pessoas com mobilidade reduzida, além de moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo.

Sobre o CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e não-partidária, que desde 1986, se dedica ao fortalecimento da cidadania por meio da educação e da comunicação.