Mês das Crianças: Escritora Jô Ramos estreia no mercado editorial infantil com o livro “Jaci no Mundo dos Livros. Uma menina nordestina” 

0
355

O mês de outubro traz novidades na literatura infantil. É o livro, da escritora Jô Ramos, que será lançado no Salão Internacional do Livro, e pretende alcançar os leitores mirins apresentando manifestações culturais nordestinas. A obra está à disposição para venda no site da editora ZL Books, na versão impressa e online, pelo endereço eletrônico:  https://zlbooks.com.br/collections/all, ou por e-mail: [email protected]

Jaci no Mundo dos Livros. Uma menina nordestina fará parte de uma série que retrata as tradições culturais nordestinas. Nascida em Pernambuco, a escritora busca resgatar as raízes do nordeste, apresentando ao leitor mirim um pouco mais da cultura nordestina.

Em um misto de histórias vividas pela escritora, com ficção, Jô faz um recorte de momentos de sua infância. O livro fala sobre o Pastoril, uma dança que integra o ciclo das festas natalinas do Nordeste, que teve início na Idade Média e era clássico em Portugal onde recebia a denominação de Auto do Presépio. Tinha, contudo, um sentido apologético, de ensino e defesa da verdade religiosa e da encarnação da divindade. A dança se tornou bastante comum no estado de Pernambuco, como no nordeste do Brasil, sendo dançada apenas por garotas.

Além de introduzir a criança no cenário da cultura nordestina através das manifestações culturais como o Pastoril, a autora divide com o leitor, sobre ter uma família composta por mulheres fortes, em um lar matriarcal, e faz isso com muita naturalidade, visto que mais da metade dos lares brasileiros são sustentados apenas por mulheres. A obra ainda trata de assuntos como as cheias e os manguezais, fatores climáticos da região que apontam a diversidade ecológica do nosso país. E também fala do amor pela escola e pelos livros, desde a infância. 

Jô conta sobre a alegria de lançar um livro aos pequenos. “Me alegra o desafio de contar histórias para crianças. Cada público tem sua particularidade. Já desenvolvo projetos para jovens escritores, mas, escrever para os pequenos leitores, é algo mágico. As crianças são sinceras, espontâneas e quando se incluem no universo da leitura desde cedo tem um potencial incrível de desenvolver o intelecto de forma plena. Desejo que os pequenos curtam minhas histórias”, conta.

A escritora tem feito diversas pesquisas para entregar algo rico e vivo aos pequenos sobre a cultura do nordeste e já faz um spoiler, revelando que o próximo da série, será o Maracatu.

Com 8 livros lançados em 4 línguas: francês, português, italiano e inglês, Jô Ramos vem desenvolvendo um importante trabalho na construção de novos autores nacionais, incentivando escritores a se lançarem no mercado editorial. A mais de 11 anos, realiza salões literários por todo Brasil e exterior e com sua editora, a ZL Books, se propõe a desburocratizar o acesso à leitura, assim como, a produção de conteúdos culturais de relevância para ressaltar a literatura brasileira, não só no Brasil como no exterior.

 Jô Ramos é jornalista, escritora e produtora literária, diretora da editora ZL Books. Criou os Salões de Livros no Rio e São Paulo, e tem desenvolvido um importante trabalho de propagação de autores brasileiros, como também de outros países de língua portuguesa e suas obras literárias, em diversos países, levando-os a participar das edições de Salão Internacional do Livro, em Berlim, Lisboa, Montreal, NY e Paris. Neste ano, Jô realizará o salão em Framminghan, em Massachusetts, no dia 26 de outubro, e Newark, cidade do estado de Nova Jersey, no dia 04 de novembro, ambas nos Estados Unidos. Outro trabalho que desenvolve é o Troféu Literatura e o Projeto Jovens Escritores.

 

Instagram da editora: @zlbookseditora11

Instagram da autora: @joramos4