Rio terá drive thru da vacinação contra a gripe

0
793

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio inicia nesta segunda-feira, dia 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. Serão 52 vacinadores distribuídos em cinco postos do Detran-RJ para vacinação em sistema de drive-thru, no qual o idoso será vacinado pela janela, sem precisar descer do carro. Não haverá acesso de pedestres nesses postos. A população em situação de rua também começa a ser vacinada nesta segunda.

Para ampliar a cobertura da vacinação, a SMS também vai convidar médicos e enfermeiros da cidade para retirarem gratuitamente, nos 27 postos da vigilância em saúde, que serão divulgados amanhã, as doses da vacina para oferecer a parentes, vizinhos e pacientes . Além disso, idosos acima de 80 anos que tenham cadastro nas clínicas da família serão vacinados em domicílio.

O drive-thru da vacinação acontece em postos do Detran localizados em Campo Grande, Barra, Ilha do Governador, Tijuca e Catete, com o suporte de agentes da Guarda Municipal, CET Rio e Comlurb. Não será permitido o acesso de pedestres nos postos, que funcionarão de 10h às 16h – inclusive no sábado e domingo da próxima semana (28 e 29/03) – todos os dias, até 3 de abril.

A vacina também estará disponível nas 233 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Confira a lista e endereço das unidades aqui. Nesta primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que vai até 15 de abril, além dos idosos, serão imunizados os profissionais de saúde. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que 90% da população alvo da campanha na cidade sejam vacinadas, o que corresponde a pouco mais de 2 milhões de pessoas.

A campanha vai até 22 de maio. Na segunda fase, a partir do dia 16 de abril, a vacina estará disponível para três outros grupos: professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas.

Já no sábado 9 de maio, dia D de mobilização nacional – quando diversos postos volantes serão disponibilizados em toda a cidade – inicia a terceira fase da campanha, com mais grupos inseridos: crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; indígenas; adultos de 55 a 59 anos; pessoas com deficiência.

Pessoas com febre devem aguardar a melhora para tomar a vacina. Já quem tiver alergia grave a ovo deve informar ao profissional de saúde e será orientado a tomar a vacina em unidades específicas, sob condições especiais.

Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Começa com febre alta, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. O agravamento com hospitalizações e óbitos ocorre, geralmente, nos grupos de alto risco, que são o público alvo da campanha. O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza.

Por recomendação da Organização Mundial da Saúde, a vacina trivalente a ser usada na campanha de 2020 protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul no ano anterior (H1N1, H3N2 Influenza tipo B). O esquema vacinal prevê que crianças até 5 anos que não tenham sido vacinadas em anos anteriores tomem duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. Para os integrantes dos demais grupos prioritários, será administrada uma única dose. Mesmo quem tomou a vacina no ano passado precisa ser vacinado novamente este ano.

Postos do Detran – 10h às 16h
Campo Grande
– Estrada do Mendanha, 1672
Ilha do Governador
– Infraero – Estrada de Tubiacanga s/n
Barra da Tijuca
– Av. Ayrton Senna – 2541
Catete
– Rua Machado de Assis, 80
Tijuca
– Haddock Lobo –– Rua João Paulo I, 194