Exposição “Expo Arte Objetos Concretos: do Cotidiano à Arte” no Palácio Tiradentes

0
159

O Palácio Tiradentes, sede histórica da ALERJ, recebe a exposição “Expo Arte Objetos Concretos: do Cotidiano à Arte”, de Robson Sales. A mostra ficará em cartaz de 5 de outubro à 10 de novembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

No acervo, 40 obras expressam a trajetória do artista em mais de 35 anos de trabalho. Autodidata nas artes plásticas, ele tem o dom de transformar objetos simples em obras de arte de forma criativa.

A arte de Sales é marcada pela transformação. O artista utiliza objetos descartados, como cadeados, fios, cabides, garrafas, troncos de madeira, panelas, e os transforma em obras criativas. “Meu trabalho tem o intuito de provocar uma reflexão sobre o reaproveitamento de materiais, gerando discussões sobre a ressignificação de cada peça e de como elas podem adquirir uma nova vida”, destacou ele. Entre as obras, grande influência, em especial nas pinturas, da técnica assemblage – termo francês usado para definir colagens com objetos e materiais tridimensionais – apropriando-se de formas e cores exclusivas.

Natural de Recife (PE), Robson Sales foi trazido pelos pais para a cidade do Rio de Janeiro no início da década de 60, permanecendo até os dias atuais. Realizou exposições na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Niterói, Câmara dos Vereadores de Niterói, Espaço Cultural Correios de Niterói, Casa de Cultura de Araruama, Galeria Sintonia Cultural, Casa de Cultura, Partage Shopping e Câmara dos Vereadores, em São Gonçalo. No Rio de Janeiro, expôs no Parque das Ruínas, Santa Tereza, Biblioteca Parque, no Centro e na Biblioteca Parque da Rocinha, na Zona Oeste.

Serviço

“Expo Arte Objetos Concretos: do Cotidiano à Arte”, de Robson Sales
Em cartaz de 05 de outubro a 10 de novembro.
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Local: Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de Março, s/n°, Praça XV, Centro – Rio de Janeiro
Entrada gratuita.