Feira Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais será realizada na sede da Prefeitura do Rio 

0
132

Gastronomia de alta qualidade, comidas típicas, produtos artesanais, moda africana em todas as suas cores e muitas outras atrações e delícias do mundo. Assim é a Feira Multicultural Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais, que acontece na próxima quinta-feira (11/01) e reúne 20 barracas com empreendedores de diversas nacionalidades, como Angola, Argentina, Colômbia, Congo, Chile, Haiti, México, Senegal e Venezuela, e que residem na cidade. Realizada pela Secretaria Especial de Cidadania, a feira acontece no pátio da sede da Prefeitura do Rio, na Rua Afonso Cavalcanti, 455, na Cidade Nova, das 9h às 17h.

Diversidade de produtos e comidas de vários países do mundo são atrativos do evento. Objetos de decoração e acessórios, como bolsas e carteiras, e peças em artesanato, como bijuterias em trançados, peças em aço e também com pedras naturais e macramê e roupas com estampas africanas exclusivas.

Outro destaque do evento é a gastronomia e seus vastos e diferenciados sabores. Pratos tradicionais, petiscos diferenciados e sobremesas: um festival de delícias para experimentar. Os pratos típicos do Congo, servidos pelo chef Kimberly, são disputadíssimos, assim como a arepa venezuelana, com massa à base de farinha de milho e recheios. O patacon colombiano, espécie de panqueca com massa à base de banana e recheios variados, de carne ou frango,  também já é sucesso nas várias edições da feira. As empanadas argentinas ou chilenas, assim como os brownies e doces da venezuelana Catalina, também são bastante disputados. No quesito bebida, um dos diferenciais é o mangachu, típica do Congo, à base de gengibre.

Secretário especial de Cidadania, Renato Moura ressalta a importância do evento para empreendedores imigrantes e refugiados que vivem no Rio.

“A feira possibilita maior visibilidade à cultura da população de imigrantes e refugiados que vive no Rio, e é uma bela vitrine para o trabalho desses empreendedores. Um espaço de integração ímpar, que já faz parte do calendário da cidade”, explica Renato Moura.

 

SERVIÇO

Feira Multicultural Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais

Data:: 11/01

Local: Centro Administrativo São Sebastião

Endereço: Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova – Rio de Janeiro

Horário: 9h às 17h

 

Fotos: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio