Futuro Presente volta ao Espaço Conceito Banco do Brasil

0
231

Começou no dia 5 de agosto a edição 2023 do projeto Futuro Presente, um ciclo de palestras, bate-papos, oficinas e pocket shows que apontam para o futuro e abordam temas contemporâneos, como sustentabilidade, tecnologia, empreendedorismo, cultura, conquistas, inovação e ancestralidade. A programação vai até novembro e acontece no Espaço Conceito Banco do Brasil, um lugar diferenciado que combina atendimento bancário com ambientes de interação, informação e programação empreendedora. Neste primeiro mês, serão duas palestras, seis oficinas e um pocket show. Os eventos são sempre gratuitos. 

Com apresentação dos comunicadores Pâmela Carvalho e Samuel Souza, as palestras/bate-papos trazem convidados que são referências em suas áreas e vão tratar de temas inspiradores e atuais, duas vezes por mês, sempre às quartas-feiras. 

No dia 30/08, o diretor de teatro, cinema e tv, roteirista e compositor Rodrigo Pitta fala sobre a criatividade como força motriz. Ele vai falar de seu trabalho mais recente como diretor do Big Brother Brasil 23 na TV Globo e também como diretor e criador do Prêmio Sim a Igualdade Racial, projeto da TV Globo em parceria com Instituto IDBR, transmitido também nos canais Multishow e Biz. 

Os pocket shows buscam destacar artistas da nova cena musical brasileira e acontecem sempre no final mês. O primeiro da programação, no dia 25 de agosto, traz o beatmaker, produtor e DJ VHOOR, que tem na música eletrônica da periferia brasileira a bússola para sua sonoridade. Parte de uma novíssima safra de beatmakers brasileiros provenientes do Soundcloud, VHOOR articula, em pouco tempo de carreira, projetos colaborativos aclamados pela crítica, além de diversas parcerias nacionais e internacionais, com shows lotados no Brasil e no mundo. 

Sempre aos sábados, o Lab Maker é um espaço de oficinas que visa estimular a formação e experimentação de tecnologias para desenvolver ideias e projetos. Voltadas para pessoas de todas as idades e que queiram desenvolver suas competências no mundo da tecnologia, as oficinas abordam temas diversos para o público a partir de 4 anos.  No dia 26/08, o trio Alexander Parreira, Bernardo Wall e Natália de Pinho ensinam robótica maker e criação de games. 

“O Espaço Conceito Banco do Brasil RJ é um projeto de experiência da marca BB, em que clientes e não clientes podem vivenciar um novo modelo de atendimento. O ambiente facilita o fluxo entre programação cultural, empreendedora e serviço bancário. O Espaço Conceito é um local moderno com atividades que atraem todos os públicos. Pockets shows, oficinas de tecnologia e as palestras são um sucesso na programação.  Os encontros são marcados por convidados renomados em suas áreas, apresentando diversidade curatorial na escolha. O projeto Futuro Presente está em sua segunda edição no Espaço Conceito Banco do Brasil RJ e oferece às pessoas as oportunidades de expandir conhecimento e também se divertir”,  relata Sueli Voltarelli, Gerente Geral do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. 

“Nossa curadoria se voltou muito para aqueles que estão pensando a ancestralidade brasileira como fonte de inspiração e sabedorias para a construção do futuro. Reunimos artistas, pensadores, produtores de cultura, empresários que enxergam nos grupos minoritários uma potência que está fazendo a diferença ao pensarmos o Brasil”, afirma Lia Vissotto, da Cinnamon, produtora por trás do projeto junto com a Phi, comandada por Julia Borges Araña. “Tivemos um retorno muito bacana do público sobre as oficinas do primeiro ciclo, em 2022, e por isso seguimos nos inspirando na filosofia da cultura maker ‘Faça Você Mesmo’, criando um espaço catalisador de experiências e práticas digitais”, finaliza Julia.

A entrada para toda a programação do projeto é gratuita e é necessário garantir os ingressos no site do bb.com.br/espacoconceito ou na bilheteria física do CCBB RJ. Senhas 1 hora antes de cada atividade.

 

Futuro Presente

Espaço Conceito Banco do Brasil – Centro Cultural Banco do Brasil

R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ


Programação:


25/08 – 18h 

Show VHOOR

 

26/08 – 11h, 12h30, 15h, 16h30

Oficina Robótica maker e criação de games (a partir de 6 anos), com Alexander de Oliveira Parreira, Bernardo Wall e Natália Henriques de Pinho

 

30/08 – 18h

Palestra Cria, Criador e Criaturas: criatividade como força motriz, com Rodrigo Pitta. 

Mediação Samuel Souza

 

 

BIOGRAFIAS:

Alexander de Oliveira Parreira, formado em Engenharia da Computação, um instrutor apaixonado por programação com foco em jogos, aplicativos e robótica. Com 5 anos de experiência como instrutor, tenho prazer em ensinar e orientar estudantes interessados em explorar o mundo da programação. Atuei como coordenador da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) com talentosos estudantes, conquistando excelentes resultados, incluindo 1 medalha de ouro, 3 pratas e 8 bronze nas competições. 


Bernardo Wall cursou Design na PUC-Rio e Game Design na Vancouver Film School. Agora, ele passa o que aprendeu como professor, dando aulas e oficinas de game design, programação, robótica, ilustração e modelagem 3D, todas voltadas para crianças e adolescentes.

João Azevedo, é carioca, vascaíno e designer graduado pela UFRJ. Mestre e doutor em Design pela PUC-Rio. É sócio fundador da maré, empresa especializada em upcycling de materiais que produz relógios, óculos e acessórios por meio da fabricação digital. É também profesoor e coordenador administrativo do BioDesign Lab (DASA e a PUC-Rio) onde desenvolvem-se pesquisas nas áreas de design e medicina envolvendo realidade virtual, realidade aumentada, manufatura aditiva e bioimpressão 3D de tecidos vivos.

Natália Henriques de Pinho, graduanda de Engenharia da Computação pela PUC RJ, possui 4 anos de experiência em ministrar aulas e oficinas de Robótica Maker e Projetos de Games para crianças e adolescentes, em escolas bilíngues, e com ativa participação nas oficinas Lab Maker realizadas em 2022 no CCBB.

Ottis é artista e arquiteto de mundos virtuais, conhecido por criar ambientes virtuais imersivos, trabalhou com equipes de grandes Metaversos. Com mais de 30 milhões de compartilhamentos em seus efeitos de Realidade Aumentada, Ottis combina novas tecnologias com a cultura do graffiti e já expôs internacionalmente em cidades como Nova York, Paris e Tokyo.

Pâmela Carvalho é comunicadora, historiadora, educadora e pesquisadora ativista das relações raciais, gênero e dos direitos de populações de favelas. É mestre em educação pela UFRJ e possui MBA em Gestão de Negócios de Impacto Social. É coordenadora do eixo “Arte, Cultura, Memórias e Identidades” na Redes da Maré e editora na Revista Amarello e na Fast Company. É fundadora do Quilombo Etu, coletivo que trabalha a cultura popular a partir de uma perspectiva de educação antirracista. 


Pedro Azevedo, é carioca, botafoguense, surfista e faixa preta de jiu jitsu. Cursou Geografia na PUC-Rio, onde trabalhava em pesquisas de ecologia. Empreendedor desde novo, por anos trabalhou com moda. Desde 2017 tornou-se sócio da Maré, empresa especializada em upcycling de materiais – como madeira, tecidos e alumínio – que produz relógios, óculos e acessórios por meio da fabricação digital.

 

Rafael Velez é um artista autodidata especializado em transformar ideias do mundo digital em objetos físicos por meio da técnica de impressão 3D, explorando a Arte Phygital. Sempre conectado com tecnologias inovadoras, utiliza a inteligência artificial como um suporte em seu processo criativo, incorporando as novas tecnologias para potencializar o impacto de suas criações.

Rodrigo Pitta já trabalhou no Brasil, EUA, América Latina e Europa, sempre com o objetivo de unir talento, conteúdo e oportunidades. É diretor de tv, teatro, cinema, roteirista e compositor. Seu trabalho mais recente como diretor foi o Big Brother Brasil 23 na TV Globo. É também diretor e criador do Prêmio Sim a Igualdade Racial projeto da TV Globo em parceria com Instituto IDBR, transmitido também nos canais Multishow e Biz, e reunindo grandes nomes negros da música e da televisão brasileira. Em 2018, fundou o coletivo de entretenimento ‘TEAM O!’, com sede em Los Angeles e RJ, fornecendo conteúdo artístico para os segmentos de música e televisão. Alguns dos cases do coletivo incluem “Made in Brazil Tour”, de Anitta, o programa de TV “Lazinho com Você”, na Globo, e o musical ‘Jantar Secreto’, baseado no best-seller de Raphael Montes, ainda inédito. A carreira de Rodrigo Pitta começou aos 19 anos, em 1995, quando criou e dirigiu o musical Pocket Broadway em São Paulo. 3 anos depois, Pitta escreveu e dirigiu a ópera rock “Cazas de Cazuza”, vista por mais de 500 mil pessoas. Depois vieram o filme-musical “Modernidade”, a comédia musical “Um Homem Chamado Lee” e o documentário musical “Pátria Armada”. Como letrista e compositor, teve quatro canções em novelas da TV Globo (O Clone, Estrela Guia, Anjo Caiu do Céu, Filhas da Mãe). Lançou o álbum Estados Alterados, produzido por Arto Lindsay, com faixa na novela “Amor é Vida” e shows em Los Angeles e Paris. Escreveu por dois anos a coluna de crônicas musicais ‘Camarim’ no jornal ‘Diário de São Paulo’.

Samuel Souza é publicitário e comunicador. Cria da Baixada Fluminense, é diretor criativo da Nortear Educ e tem em sua trajetória empresas como Porta dos Fundos, Som Livre, MIMO Festival e CasaBloco. Busca ser uma ponte entre essas experiências e sua comunidade e, por isso, foi reconhecido com o Paramount Impact Awards.

Simara Conceição tem background em marketing digital e fez migração de carreira para tecnologia após os 30 anos de idade. Atualmente ela é desenvolvedora de software na ThoughtWorks e está se especializando em plataformas e nuvem. Além disso, ela faz um trabalho de educação e criação de conteúdo para ajudar a reduzir o gap de gênero e raça no mercado de tecnologia. Tendo ajudado a formar como programadoras mais de 500 mulheres pretas. E por causa desses esforços foi reconhecida como LinkedIn Top Voice Tecnologia e Inovação.

VHOOR (Belo Horizonte/MG, ano de nascimento) é um beatmaker, produtor e DJ com aprofundamento no funk e suas infinitas vertentes e subgêneros. Em sua pesquisa musical, a música eletrônica da periferia brasileira é a bússola que norteia sua sonoridade. Parte de uma novíssima safra de beatmakers brasileiros provenientes do Soundcloud, VHOOR articula, em pouco tempo de carreira, projetos colaborativos aclamados pela crítica, além de diversas parcerias nacionais e internacionais, com shows lotados no Brasil e no mundo.