Hemorio e Estácio Niterói promovem campanha de doação de sangue

0
205

O campus Estácio Niterói e o Instituto Yduqs, em apoio ao Hemorio (Hemorrede Pública do Estado do Rio de Janeiro), vão realizar uma Campanha de Doação de Sangue. A ação acontecerá no dia 5 de outubro, quinta-feira, das 10h às 15h, no campus da Estácio localizado na Rua Eduardo Luis Gomes, 134 – Bloco B – Centro – Niterói. Além de estudantes, colaboradores administrativos e docentes, a iniciativa pretende incentivar a doação de sangue pela comunidade niteroiense para aumentar e fortalecer o número de doadores na região.   

Luiz Felipe Clavery Carneiro Alves, gestor da Estácio Niterói, reforça a importância da ação da Instituição de ensino e do Instituto Yduqs em apoio ao Hemorio e destaca que o órgão estadual distribui bolsas de sangue para mais de 200 hospitais públicos e conveniados com o SUS do Estado do Rio de Janeiro. “Estamos extremamente satisfeitos em oferecer esta oportunidade para que universitários possam contribuir, salvando vidas. Preparamos uma infraestrutura adequada com todo conforto e segurança para as pessoas que forem praticar este ato de solidariedade. Receberemos os voluntários, ou seja, o público em geral de braços abertos”, comenta o gestor da unidade de ensino.    

O que é preciso para doar: apresentar um documento de identidade oficial com foto; ter entre 16 e 69 anos (para menores de 18 anos é necessária a apresentação da autorização – obtida no site www.hemorio.rj.gov.br – assinada pelo responsável legal); evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas nas 12 horas; pesar mais de 50 kg; as mulheres doadoras não devem estar grávidas ou amamentando. O intervalo mínimo entre as doações é: Homens – 2 meses, sendo no máximo 4 doações/ano e mulheres – 3 meses, sendo no máximo 3 doações /ano.   

Derrubando alguns mitos: quem doa sangue não corre risco de contaminação, pois o material é totalmente descartável; não se deve estar em jejum para doar sangue; doar sangue não vicia, não engorda e não emagrece e quem doa sangue uma vez não é obrigado a doar sempre. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone – Disque-sangue: 0800-282-0708 

 

SERVIÇO: 

Estácio Niterói 

Evento – Campanha de Doação de Sangue – Estácio Niterói, Instituto Yduqs e Hemorio  

Local –Rua Eduardo Luis Gomes, 134 – Bloco B – Centro – Niterói.

Data – 5 de outubro (quinta-feira) Horário – das 10h às 15h  

Para mais informações acesse o site – http://www.hemorio.rj.gov.br