Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar resgatam canção de Guilherme Arantes

0
78

Dia 8 de dezembro, sexta-feira, chega às plataformas digitais a versão de Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar para a “Semente da maré (Canção do refugiado)”. A ideia de trazer à tona a composição de Guilherme Arantes foi de Leila, que há pelo menos 3 décadas vem gravando suas canções. “Semente da maré” traduz a tristeza e a impotência diante da cruel realidade dos refugiados, que agora se somam às vítimas deste novo capítulo do secular conflito entre Israel e Palestina. “É o nosso grito de solidariedade e compaixão por esses povos tão sofridos. Somos todos migrantes!”, pontua Leila. 

A nova versão de “Semente da Maré” nasceu em meio a outro projeto que Ricardo e Leila preparam para 2024. Bacelar se apaixonou pela canção e os dois decidiram gravá-la e produzi-la a quatro mãos no Jasmin Studio, em Fortaleza. “Leila foi para o piano e rapidamente encontramos um caminho, criando juntos o arranjo e gravando os vários instrumentos ali ao mesmo tempo. Além de uma importante reflexão sobre a guerra, a balada traz a musicalidade muito especial de Guilherme Arantes”, pontua Bacelar. 

Leila e Ricardo se conheceram há dois anos, quando Leila foi convidada para cantar a música “Bye Bye Brasil” (Roberto Menescal/Chico Buarque), incluída em “Nós e o mar”, álbum que reuniu Bacelar, Roberto Menescal e Diogo Monzo, e que já figura no top 50 das rádios de jazz dos Estados Unidos, no chart Jazz Week. 

“Conheci o pianista, compositor, cantor e produtor Ricardo Bacelar através de Roberto Menescal, meu amigo e parceiro querido há 30 anos. Recebi então um convite do Ricardo para gravar um álbum pelo selo Jasmin, em seu estúdio, um dos melhores e mais bem equipados em que já gravei, no Brasil e no exterior. Este projeto será lançado no ano que vem, foi uma experiência maravilhosa e um grande desafio pra mim”, conta Leila. 

Ricardo Bacelar reforça a grande sintonia entre os dois: “Leila á uma artista muito experiente, tem uma noção muito grande de arranjo e sabe o que quer, além do bom gosto que imprime em seus trabalhos.  Ambos somos muito exigentes e perfeccionistas, e gostamos de trabalhar juntos”, resume. Sobre o processo de gravação do single “Semente da maré (Canção do refugiado)”, Leila comenta: “Inauguramos uma parceria preciosa. Eu ao piano, cantando, e Ricardo tocando inúmeros instrumentos e trocando infinitas ideias comigo”. 

Junto com o single, no mesmo dia 8 de dezembro, será lançado o videoclipe da canção de Guilherme Arantes.

Ficha Técnica

Leila Pinheiro: voz, piano acústico, piano Fender Rhodes, pandeiro

Ricardo Bacelar: bateria, baixo, violões, guitarra portuguesa, teclados, órgão Hammond, piano acústico, baixo com arco, guitarra steel e solo, percussões

Produção e arranjos: Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar

Gravado por Melk

Mixado por Luiz Orsano

Masterizado por Carlos Freitas

Capa – Adriana Moreno (A.MOR)

Fotos – Nicolas Gondim e Valdo Silva

Gravado e mixado em Dolby Atmos no Jasmin Studio, em outubro de 2023


Ouça o single: https://ffm.to/jasmin-sementemare

Link Clipe: https://youtu.be/_DgM75QD-30