MUSAL AIRSHOW – O maior evento ar evento aéreo do Rio de Janeiro

0
181

O maior evento aéreo do Rio de Janeiro, o MUSAL Airshow, é o tradicional “Portões Abertos” promovido pelo Museu Aeroespacial, um dos principais espaços de entretenimento, história, cultura e lazer para todas as idades na Capital Fluminense. Nos dois dias de evento, o público contará com uma atmosfera familiar, alegre e festiva, podendo curtir demonstrações de aeronaves militares; lançamentos de paraquedistas da Equipe “Falcões” da Força Aérea Brasileira; aeronaves civis acrobáticas como, por exemplo, o RV-8 do Comandante Ferrari; a Esquadrilha CEU, o avião T-6 da Hangar 33 e outro North American T-6 do Comandante Yuri Albrecht, os Super Decathlon da Esquadrilha ACRO; exposição histórica de aviões; oficinas educativas do SESC para todas as idades, parque de diversões e muito mais.

Além dessas várias atrações, este mega evento não poderia deixar de contar com as sempre estonteantes demonstrações das aeronaves da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira com dois dos seus incríveis A-29 (Super Tucano), que se apresentarão nos dois dias de evento.

O MUSAL Airshow, evento especial onde são relembrados, cultuados e valorizados os principais feitos e realizações da Força Aérea Brasileira e em comemoração ao seu dia e ao Dia do Aviador, que são celebrados no dia 23 de outubro, é tradicionalmente realizado pelo Museu Aeroespacial e, para o ano de 2023, tem a estimativa de receber um público superior a 100.000 pessoas (visitantes).

Todo espaço expositivo do Museu Aeroespacial poderá ser “explorado” pelos visitantes, que “embarcarão” em uma verdadeira viagem pela História da Aviação, percorrendo as salas temáticas, as quais enaltecem fatos históricos e personalidades marcantes como: a campanha da FAB na II Guerra Mundial, a atuação da Mulher na Aviação, a Indústria Brasileira de Aviação – EMBRAER, Santos Dumont, Primórdios da Aviação, entre outros. Ao longo de toda área expositiva, as famílias terão a oportunidade de apreciar as mais de 70 aeronaves históricas expostas como exemplo: Caudron G-3, aeronave centenária de fabricação francesa; P-47, avião empregado em diversas missões reais durante a II Guerra Mundial; Pilatus, F-5, A-29 Super Tucano, B-25, C-47, Mirage III e Mirage 2000, C-130, Electra e muitas outras.

Pode-se ressaltar ainda que no evento, organizado em parceria com a empresa promotora Hangar 7 Eventos, com animação musical de DJ, o público terá a disposição: ampla praça de alimentação com várias opções de refeições e lanches; parque de diversões; exibição de filmes históricos; demonstração dos cães do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) e das atividades da Guarda Municipal do Rio; contação de história e teatro de fantoches para a criançada; orientações sobre saúde; brincadeiras educativas; venda de livros; exposição e venda de material temático relacionado à FAB e a Santos Dumont, como as várias lembranças exclusivas oferecidas por alguns esquadrões de Voo da FAB; entre outros entretenimentos.

Este ano, de forma inédita, especialmente no sábado (dia 28), das 8h às 11h, o MUSAL disponibilizará o chamado Espaço Azul, ambiente destinado às crianças (02 a 12 anos) portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA), mediante cadastro prévio, onde serão desenvolvidas atividades educativas adaptadas com a participação de seus responsáveis. Para o cadastro, acesse o site www.fab.mil.br/musal.

Haverá estacionamento nas proximidades e um esquema especial de trânsito, sendo oferecidas vagas especiais para PCD (Pessoas Com Deficiente), estando todas essas informações disponíveis no site do Museu Aeroespacial (www.fab.mil.br/musal).

O MUSAL convida o público a praticar a solidariedade, levando um quilo de alimento não perecível, porém a entrada é gratuita. Os mantimentos serão doados ao Instituto “Casa Viva”, uma organização que atua em atendimento às necessidades da população em vulnerabilidade social.

 


Serviço: 

MUSAL Airshow – O Maior Evento Aéreo do Rio de Janeiro

Data: 28 e 29 de outubro de 2023

Horário: 9h às 17h

Local: MUSAL – Avenida Marechal Fontenelle – nº 2000 – Campo dos Afonsos – Rio de Janeiro

Programação e informações sobre o evento; e Credenciamento para o Espaço Azul para crianças (02 a 12 anos) portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA): www.fab.mil.br/musal

 

MÊS DA ASA

Na Força Aérea Brasileira, os eventos realizados ao longo do período considerado como “Mês da Asa” marcam as comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, representando o primeiro voo de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação, em seu mais “pesado que o ar” no Campo de Bagatelle – Paris, no dia 23 de outubro de 1906.

A Força Aérea Brasileira celebra o grande feito do Pai da Aviação, enaltecendo o legado de sua obra, vida e valores, o que exige o esforço contínuo de gerações para serem relembrados, cultuados e valorizados, juntamente com seus principais feitos e realizações.