Pascoal Meirelles Trio apresenta o show “Todos os Tons” no Beco das Garrafas

0
360

Na contramão dos blocos de carnaval, jazz e bossa nova são uma boa alternativa durante a folia.O instrumentista e compositor Pascoal Meirelles, ao lado do contrabaixista Sérgio Barrozo e do pianista Adaury Mothé apresentam o show Todos os Tons, um tributo a Tom Jobim. Será no dia 17 de fevereiro, às 19h, no Little Club, no Beco das Garrafas, em Copacabana. No repertório: “Triste”, “Só danço o Samba”, “Brigas nunca mais”, além da autoral “Tom”, entre muitas outras composições inesquecíveis do maestro considerado um gênio da música popular brasileira.

“O Tom influenciou e me deu coragem para assumir o meu lado compositor.Aprendi com o maestro que a simplicidade das melodias são fundamentais para comunicar com o grande público.Estou radiante em relação a esse momento em que retornarei aos palcos. Pós – pandemia, no momento da retomada, quebrei o braço o que prolongou a minha estada fora dos palcos. Nesse show estarei de volta e isso me emociona” – afirma Pascoal Meirelles.

Os ingressos já estão à venda na plataforma Sympla e custam 50 reais. Como a casa só tem 50 lugares, recomenda-se reservar com antecedência pelo telefone (21) 96800-8683. 


Todos os Tons

O show Todos os Tons trata-se de uma homenagem a tantos amigos e lugares que fazem parte da memória emotiva do artista. Aos 16 anos, o baterista de BH e seu grupo Tempo Trio recebeu um convite para tocar no Beco das Garrafas, o palco sagrado carioca onde seus ídolos apresentavam o samba-jazz e a bossa nova. O ano era 1965. Ao longo de quase 50 anos de carreira, Meirelles participou de projetos marcantes pelo Brasil e fora dele. Essa memória remete à sua participação no LP duplo Terra Brasilis com Tom Jobim. Como agradecimento pelo convite, Pascoal compôs “Tom” e interpretou temas do maestro soberano em um CD dedicado a ele. O show Todos os Tons traz em seu repertório: “Triste”, “Só danço o Samba”, “Brigas nunca mais”, além da autoral, “Tom”, dentre outras.- jazz e a bossa nova. 


Sobre Pascoal Meirelles 

Apesar de ser mais conhecido como baterista, um dos instrumentos que Pascoal Meirelles mais gosta para se expressar é o piano. É com ele que compõe suas canções, as quais toca – já de volta às baquetas – “O piano lida com a harmonia e é um pouco percussivo também. É com ele que faço as canções”, diz o músico. Pascoal tem background suficiente para transitar por todos esses lados. Graduou-se em música pela Berklee College of Music, em Boston. A lista de cantores e instrumentistas com os quais dividiu palco e disco após o retorno ao Brasil é enorme: Gonzaguinha, Hélio Delmiro, Maysa, Wagner Tiso, Chico Buarque, Edu Lobo, Luiz Bonfá, Elis Regina, Tom Jobim (com quem gravou o histórico disco Terra Brasilis, de 1977), e tantos mais internacionais. Em carreira solo já produziu 18 CDs autorais. Recebeu indicações aos prêmios Sharp como melhor arranjador e o Tim como melhor disco por “Tributo a Art Blakey”. Ao mesmo tempo que gravava seus discos solo, tramava um dos momentos de ouro da música instrumental brasileira, formando com Mauro Senise o grupo Cama de Gato, com 35 anos de carreira em plena atividade. Meirelles é presença constante seja com seu Trio, Sexteto ou com o Cama de Gato nos mais respeitados festivais de música no Brasil e fora dele. Na parte educacional é professor convidado para lecionar, não somente bateria, como MPB nas melhores Universidades do Brasil e do Mundo. Lançou também em DVD a peça escrita por ele para três baterias denominada TRIUNVIRATO e ainda um livro didático pela editora Irmãos Vitale denominado “A Bateria Musical”. 

 

Serviço: 

Pascoal Meirelles Trio- Show Todos os Tons 

Data: 17/02 (sexta-feira)

Hora: 19h

Local: Little Club – Beco das Garrafas

Endereço: Rua Duvivier, 37- Copacabana.

Classificação: 14 anos. 

Couvert: R$50,00 – Vendas antecipadas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/pascoal-meirelles-trio-no-beco-das-garrafas-19h/1865613?share_id=0

Informações: (21) 96800-8683. 

Capacidade da casa: 50 lugares (recomenda-se reservar com antecedência)

 

Vídeo: Chovendo na Roseira- Pascoal Meirelles Trio

Crédito: Instrumental Sesc Brasil

Fotos: Aloizio Jordão