Prefeitura do Rio entrega alvarás e regulariza esportes em praias e espaços ao ar livre

0
236

Os secretários municipais de Esportes, Guilherme Schleder, de Ordem Pública, Brenno Carnevale, e o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, entregaram, nesta sexta-feira (15/03), mais de 250 alvarás para profissionais que atuam com atividades físicas em espaços públicos da cidade. Criado em abril de 2021, o Comitê de Qualificação dos Espaços Públicos para a Prática Desportiva e de Lazer tem como objetivo regularizar as práticas esportivas ao ar livre de forma simples e coordenada, proporcionando mais segurança aos frequentadores e responsáveis pelas atividades.

– A praia é dos praticantes de esportes, dos ambulantes e dos banhistas. A gente consegue hoje ter uma convivência harmônica entre todos e fazer esse projeto, cada vez mais, com mais qualidade. Com esse alvará, vocês podem ficar mais seguros e tranquilos para continuarem dando suas aulas. Hoje temos quase dois mil empregos gerados e mais de 20 mil pessoas envolvidas nas atividades esportivas – afirmou o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.

Ao todo, mais de 400 alvarás já foram distribuídos. Há um plano de expansão da atuação para atender o crescimento da demanda nas zonas Norte e Oeste.

– Quando a gente traz a regularização, simbolizada no alvará,  é uma forma de conferir responsabilidade e deveres, mas também conferir direitos e segurança jurídica. Se alguém for tentar atrapalhar o seu negócio, vocês têm um documento que lhes permite reivindicar direitos dos órgãos públicos. Fica aqui o nosso compromisso de manter essas atividades organizadas – disse o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Atualmente, mais de 20 mil pessoas, entre praticantes e professores, ocupam a faixa de areia da orla, além de outros espaços ao ar livre. Com isso, cerca de dois mil empregos são gerados, entre professores, treinadores, instrutores, assistentes e administradores.

– É um desafio muito grande organizar todas as atividades na praia e esse primeiro passo foi importante. A praia movimenta mais de R$ 4 bilhões todos os anos, uma participação significativa na economia do nosso município, gerando cerca de 20 mil empregos diretos. Queremos continuar esse trabalho de diálogo com vocês, que ocupando esses espaços são verdadeiros síndicos zelando pela cidade – destacou o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.

Profissionais dos seguintes bairros foram contemplados com alvarás nesta sexta-feira: Flamengo, Botafogo, Urca, Copacabana, Leme, Ipanema, Leblon, São Conrado, Lagoa, Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá, Maracanã e Ilha do Governador.

Alvará traz mais segurança para o trabalho, dizem profissionais

Bicampeã olímpica, a ex-jogadora de vôlei Paula Pequeno foi uma das pessoas beneficiadas com o alvará. Junto com o marido Alexandre Folhas, ela é dona de três escolinhas na orla carioca: duas na Barra da Tijuca e uma no Recreio, onde tem cerca de 150 alunos nas modalidades beach tennis, futevôlei e vôlei de praia.

– É muito importante estar dentro das regras, poder trabalhar com tranquilidade e saber que a fiscalização realmente funciona, que a praia é um espaço para todos. Eu sou suspeita para falar porque o esporte tem valores importantes, é saúde e diversão ao mesmo tempo. Para a gente, é muito satisfatório ter essa oportunidade de obter o alvará – ressaltou Paula Pequeno.

O professor Alessandro Leal Ferreira também recebeu o alvará fornecido pela Secretaria Municipal de Esportes. Desde 2022, ele dá treinamento funcional para cerca de 30 alunos, no Posto 10 da praia do Recreio.

– Com o alvará, eu consigo trabalhar de maneira autônoma e segura,  buscando os caminhos corretos para exercer minha atividade. Lá na praia eu desenvolvo um treinamento funcional, oferecendo saúde aos alunos, trabalhando as valências de cada um, com exercícios e alongamentos.

Instrutora de beach tennis, Cristiane Felizola tem uma quadra nas areias da praia da Barra da Tijuca, entre os postos 7 e 8. Ela conta que agora terá mais segurança para trabalhar os fundamentos da modalidade esportiva com seus alunos.

– É de extrema importância receber esse alvará aqui hoje. O instrutor de práticas ao ar livre fica mais seguro de estar trabalhando de forma correta. A gente consegue levar para a sociedade um esporte apaixonante, que agrega e integra todo mundo. Sem contar a saúde mental que o beach tennis traz para as pessoas – disse Cristiane.