Prêmio do Humor Fábio Porchat destaca “Esperando Beltrano” em todas as categorias

0
521

O Centro Teatral e Etc e Tal, que comemora 30 anos este ano, está concorrendo em todas as cinco categorias no Prêmio do Humor Fábio Porchat 2023 com “Esperando Beltrano”, o mais recente espetáculo adulto. É a única companhia e espetáculo indicados duplamente no quesito performance (Alvaro Assad e Marcio Moura em cena), além de texto, direção, espetáculo e prêmio especial – este pela trajetória de 30 anos pelo Humor na Arte Gestual.

O Mote principal e lugar de partida de Esperando Beltrano é a mescla do envelhecimento/amadurecimento de um antigo espetáculo da Cia. chamado Fulano & Cicrano (de 1999). E hoje, mais de duas décadas passadas, esses personagens voltam à cena – um elenco, uma companhia carregando virtuose, e acúmulos de histórias. Referenciar um espetáculo do passado, carregando nele o repertório de espetáculos do Etc e Tal, em uma releitura sobre ele, é fundamental para a bússola dessa busca. “Definitivamente o que almejamos não é alguém e sim o tempo que é intangível para nós. O diálogo, mesmo que subliminar, com um dos mais significativos textos teatrais da história, “Esperando Godot”, é latente e com isso o diálogo da arte é presente e inspirador de cruzamentos estéticos, ainda que pincelados”, diz Márcio Moura.

“Para nós, receber seis indicações em todas as categorias do Prêmio do Humor Fábio Porchat é um congraçamento para as comemorações de 30 anos em 2023, um anos dos mais significativos dos últimos tempos, com mudança e retomada da cultura. Viva o humor! Viva o Teatro e a mímica! Vida longa ao Prêmio do Humor Fábio Porchat, único na categoria de comicidade”, diz Alvaro Assad.

E a comemoração dos 30 anos da companhia em 2023 já começa na estrada com o prêmio de circulação do Sesc Pulsar (O Maior Menor Espetáculo da Terra) e apresentação do repertório completo da Cia. em São Paulo.