Projeto “Aqui tem Memória” lança nova etapa em celebração aos 90 anos do Museu Histórico da Cidade

0
95

O Rio Memórias, uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico do Rio de Janeiro, anuncia mais uma etapa do projeto “Aqui tem Memória”. A iniciativa chega ao Museu Histórico da Cidade (MHC), na Gávea, para contar a história de importantes objetos e obras do acervo do museu através de áudios narrativos, levando os visitantes a uma jornada envolvente e imersiva. O lançamento acontece no domingo, dia 02 de junho, às 11h, em evento aberto ao público que marca também o início das celebrações dos 90 anos do MHC. 

Inicialmente, três áudios narrativos estarão disponíveis: estátua de São Sebastião, estudo da cabeça do Cristo Redentor e réplica do Marco Fundamental da Cidade. Em julho, mais três serão adicionados, totalizando seis áudios narrativos. 

O “Aqui tem Memória” tem como objetivo disponibilizar informações sobre monumentos, estátuas, objetos, locais históricos e culturais do Rio de Janeiro. Ao escanear os códigos QR das placas informativas instaladas em pontos importantes da cidade, os visitantes são direcionados para uma página exclusiva no museu virtual Rio Memórias (www.riomemorias.com.br). Nesse espaço, estão disponíveis informações detalhadas sobre o ponto histórico em português e inglês, bem como ferramentas de acessibilidade para garantir uma experiência inclusiva para todos. 

– Esta iniciativa é o resultado do reconhecimento da importância do MHC para a preservação e divulgação da história da nossa cidade. Ambas as instituições compartilham o compromisso de preservar e promover a memória cultural do Rio de Janeiro – destaca Lívia Baião, diretora-geral do Rio Memórias. 

O MHC fica na Estrada Santa Marinha, s/nº, no Parque da Cidade.

 

Sobre o Rio Memórias 

O Rio Memórias é um museu virtual que tem como missão registrar, valorizar e divulgar a história e a cultura do Rio de Janeiro. Além do museu virtual, o Rio Memórias promove atividades educativas em escolas públicas, exposições físicas e podcasts narrativos. As galerias do Rio Memórias são temáticas e narram a história da cidade sem seguir uma ordem cronológica, permitindo que os visitantes construam seus próprios roteiros. 

O Rio Memórias é patrocinado pela Norsul e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, pela Light S.A e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Banco BTG Pactual, Adam Capital, Kasznar Leonardos através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. 

Para mais informações sobre o projeto “Aqui tem Memória” e outras iniciativas do Rio Memórias, visite: www.riomemorias.com.br.

 

Sobre o MHC 

O MHC (Museu Histórico da Cidade) é um museu público que integra a rede de museus da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, ao lado do Museu de Arte do Rio – MAR, do Museu do Amanhã, do Muhcab – Museu da Cultura e da História Afro-Brasileira e do Ecomuseu de Santa Cruz.