Projeto leva atividades realizadas na Fazenda Faraó para escolas

0
268

Com foco na integração entre os alunos e atividades que possuem cunho interdisciplinar, muitas escolas fazem passeios pedagógicos a fazendas, zoológicos para aprimorarem o conhecimento de seus alunos. Mas e quando a escola não consegue levá-los? E quando as crianças são pequenas para viajar? Pensando nisso, o educador Marcio Lazaroni, mais conhecido como Laza, fundador da Fazenda Faraó e educador na área de acampamentos desde 1997, teve a ideia de levar as atividades da fazenda para as escolas. 

“A ideia surgiu justamente a partir da demanda de algumas escolas que já têm uma programação de atividades preestabelecidas e precisam que a nossa equipe contribua de uma maneira específica e, ao mesmo tempo, requisite um gasto menor das famílias”, conta Laza que ainda complementa, “realizamos nosso trabalho com crianças de todas as idades. Atualmente fazemos um trabalho contínuo em uma pré-escola onde realizamos atividades com crianças a partir de dois anos”. 

O que são levados para as instituições de ensino são como um pot-pourri das atividades que tem na Fazenda Faraó. São oficinas multidisciplinares que despertam o interesse e a sensibilidade das crianças e adolescentes. Quanto mais velhos eles são mais complexidades são acrescentadas ao trabalho. São atividades de vários tipos, como: culinária (massa de modelar comestível, pintura com pigmentos comestíveis); experiências científicas (bolhas de sabão gigante, construção de estruturas de bambu); brincadeiras (de roda e equipe); construção de brinquedos (com sucata, objetos naturais) e oficinas artísticas (tie dye, pintura com pigmentos naturais), entre outros. 

Escolas como Eleva Barra, Eleva Botafogo, Oga Mitá, Escola Petit Comitê no Jardim Botânico, Primeiro Andar (sociedade de Ensino) e PUC-Rio são algumas instituições que realizam essa parceria com a fazenda. 

Favorecer a construção de valores fundamentais para a promoção de uma sociedade mais comprometida com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente é um dos conceitos da Fazenda Faraó e essa conscientização também está presente nessas idas às instituições de ensino. 

“Algumas oficinas possuem viés ecológicos mais aflorados e/ou que procuram ressignificar objetos que seriam descartados. A Fazenda Faraó busca viver a ecologia de maneira integral o tempo todo”, conta Laza. 

Mesmo fora do ambiente da fazenda, na escola a curiosidade das crianças é despertada pela novidade, por normalmente oferecerem atividades fora do padrão e pelo carisma da equipe que é formada por educadores de diferentes áreas do saber e o principal, todos apaixonados por crianças.

 

Sobre a Fazenda Faraó

Localizada em Cachoeiras de Macacu, a fazenda possui 880 mil metros quadrados e foi idealizada para realizar acampamentos de férias e passeios pedagógicos. Todas as construções da fazenda utilizam princípios ecológicos. Dentro dos limites da propriedade, nasce um rio de águas cristalinas que, devido à geografia do local, forma diversas cachoeiras e piscinas naturais. O rio também gera energia para a fazenda por meio de um sistema que abastece uma turbina hidráulica, sem poluição ou dependência de recursos externos. 

A fazenda é cercada por montanhas e muito verde, costuma motivar e ajudar as crianças a visualizar o ponto exato em que a teoria do conteúdo curricular e a magia da vida e da natureza se encontram. 

Para os passeios pedagógicos no local, os grupos podem apenas passar o dia ou podem pernoitar na fazenda e passar mais dias por lá. A estrutura do local abrange alojamentos, áreas cobertas para caso de chuvas, cozinha com capacidade para preparar até quatro refeições diárias e uma equipe de educadores que fica à disposição do grupo o tempo inteiro.

 

Serviço – Fazenda Faraó

Informações: (21) 99804-5573

e-mail: [email protected]

https://fazendafarao.com.br/passeios-pedagogicos