Projeto Reuso Criativo abre inscrições de oficinas de costura gratuita na Rocinha

0
387

Até o dia 30 de setembro, a Biblioteca Parque Rocinha C4, receberá inscrições de interessados em aprender o ofício da costura em lona vinílica, que será ministrado pela Ong Onda Carioca. Serão disponibilizadas 40 vagas, em 2 módulos, com data de início a definir. O curso é destinado a homens e mulheres de todas as idades a partir de 16 anos. Informações no local, ou por email: Informações: [email protected] 

Inspirado no termo em inglês “Upcycle”, que significa reutilização e traz como conceito o reaproveitamento criativo, o objetivo do projeto ReUso Criativo é abrir suas portas aos interessados em aprender uma nova forma de ganhar dinheiro, praticando a sustentabilidade. 

Dividida em 2 módulos, interessados dos mais diferentes níveis de conhecimentos poderão fazer parte das oficinas, sendo:

1° módulo – Nível básico (Qualquer pessoa pode participar)

2° módulo – Nível intermediário (Com utilização de lonas vinílicas, exige experiência básica de costura). 

As oficinas são uma parceria entre a Agência Trinity, especializada em Marketing de Causa e ONG Onda Carioca, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (Lei do ISS), e conta com patrocínio da Mazars, MetrôRio e Markway Business & Informática, que juntos levarão para a Biblioteca Parque Rocinha C4 uma oficina totalmente gratuita, ensinando sobre o reuso de lonas vinílicas na confecção de bolsas e diversos acessórios. 

 Ao longo do aprendizado, serão demonstrados todos os processos e desafios envolvidos no ciclo de vida do resíduo em lona vinílica, desde sua fabricação, passando pela utilização, descarte e processo de destinação e melhoramentos, até chegar no produto final acabado e comercializado. Dentre os temas abordados, estão: upcycling, desenvolvimento sustentável, economia circular, moda e design. 

O projeto ReUso Criativo, nasceu do objetivo de apresentar uma nova possibilidade de atuação profissional, gerando renda extra, ou até mesmo emprego, com fonte de renda principal, que pudesse promover o empreendedorismo sustentável e propagar ideias relevantes de consciência ambiental, visto que a produção desenfreada de resíduos tem prejudicado não só o meio ambiente como a humanidade. 

Para Lucas Naylor, Diretor de Arte da Agência Trinity, empresa especializada em Marketing de Causa, “Realizar esta iniciativa na comunidade da Rocinha, é mais uma conquista para o Projeto ReUso Criativo, que na sua 2° edição já consegue impactar profissionais de costura, em uma das maiores comunidades do Brasil.” 

Ele finaliza compartilhando algo que acredita “É possível aplicar o upcycling, cuidar do meio ambiente e gerar renda”, diz.

 


Serviço: 

Projeto ReUso Criativo em parceria com a ONG Onda Carioca oferece oficinas gratuitas sobre upcycle na Biblioteca Parque Rocinha C4.

Inscrições:

Data de Lançamento: A definir

Data de encerramento: A definir

Local: Biblioteca Parque Rocinha C4

Endereço: Estr. da Gávea, 454 – Rocinha – Rio de Janeiro – RJ, 22451-264

Informações: [email protected]