Sarau Suburbano celebra a cultura e o empoderamento do subúrbio carioca em evento gratuito

0
261

No dia 22 de julho (sábado), a Arena Carioca Dicró, localizada na Penha, será palco de uma grande celebração das culturas populares com o Sarau Suburbano. Essa iniciativa é fruto da parceria entre o Tem no Subúrbio, uma plataforma de empoderamento suburbano que pesquisa, promove e divulga artistas e projetos da periferia do Rio de Janeiro, e o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, através do edital FOCA 2022.

O Sarau Suburbano oferecerá um dia inteiro de atividades que ocuparão a Arena Carioca Dicró, trazendo apresentações musicais, exposição de artistas plásticos, oficinas de passinho, grafite e dança, batalha de rimas, feira de artesanato e empreendedorismo suburbano, além de muito ativismo periférico.

A proposta do evento está na raiz de seu título: levando a definição de “sarau” ao pé da letra – “reunião festiva para ouvir música, conversar e dançar” -, a programação do dia 22 reúne artistas que foram mapeados e divulgados pelo Tem no Subúrbio para uma grande celebração.

Durante todo o dia, serão realizadas oficinas na área externa, convidando o público a explorar e experimentar diversas expressões artísticas que são características do subúrbio carioca. Uma delas é a Oficina de Grafite, ministrada pelo artista visual Jonathan Melo, que ensinará as técnicas e a filosofia da arte urbana. Também haverá a Oficina de Dança, com a participação do coletivo Cultura Zona Oeste, que convidará a todos para aprender as coreografias que estão fazendo sucesso nas redes sociais. E, é claro, não poderia faltar a Oficina de Passinho com o grupo Passinho Carioca, que não só ensinará o público, mas também culminará em uma grande batalha de coreografias.

Além disso, haverá a Disputa de Rimas com a Batalha da Engenhão, que animará a galera com rimas afiadas, e uma campanha de doação de livros e alimentos não perecíveis em parceria com o Educar +, um projeto de desenvolvimento social da juventude do Complexo do Chapadão, em Anchieta, que está montando uma biblioteca física com o intuito de promover educação e cultura na região.

Ao longo do evento, a Feira do Sarau estará em pleno funcionamento, onde 15 empreendedores suburbanos dos setores de artesanato, moda, gastronomia e outros artigos selecionados pelo Tem no Subúrbio terão a oportunidade de divulgar e vender suas produções.

Uma Exposição de Artes Plásticas também marcará presença, com obras de artistas consagrados do subúrbio, como Pandro Nobã, Gabriella Marinho e Breu.

Pandro Nobã, artista autodidata cria da Penha, começou no graffiti em 1998 e se dedica à Arte Educacional. Atuou como instrutor em escolas, projetos sociais, instituições socioeducativas e saúde mental. Seu trabalho atual aborda ancestralidade e vivência em religiões afro-brasileiras. Além das ruas, pinta telas e objetos utilizados em cultos sagrados, expondo no Museu de Arte do Rio.

Gabriella Marinho, artista plástica e jornalista especializada em Literaturas Africanas pela UFRJ, explora a relação da mulher negra como um corpo empoderado em sua criação artística. Utilizando o barro como ponto de partida, reflete sua existência por meio do espaço, subjetividade e corporeidade. Suas obras incorporam cores e formas que remetem à natureza e seus elementos primordiais, expressos em escultura, poesia, fotografia, audiovisual e arte educação.

Artista visual da Baixada Fluminense, o BREU cria obras com personagens de olhos grandes e pretos, refletindo a dramaticidade do traço e conectando o espectador a uma experiência intensa. A vivência na Baixada Fluminense e o contato com artistas locais contribuíram para sua identificação como artista. Atualmente, atua como ilustrador e designer gráfico, utilizando técnicas digitais e tradicionais.

Para encerrar o dia com chave de ouro, no palco principal da Arena, os músicos Alan Bernardes e BIAB apresentarão suas canções autorais em dois shows imperdíveis. BIAB é uma artista da zona norte carioca, com influências de R&B, MPB e soul em suas músicas. Em 2021, ela lançou seu EP “Lado B”, composto por 7 faixas autorais que impulsionaram o início de sua carreira. Já em 2022, BIAB lançou a música “Pedra do Sal” através do projeto internacional COLORSxSTUDIOS, que explorou o gênero afrobeats para seu EP “LAPA”, um projeto que mergulha na vivência da cultura negra da cidade do Rio de Janeiro.


Alan Bernardes, por sua vez, é um cantor, compositor e instrumentista da música popular brasileira, natural de Campo Grande, bairro localizado na zona oeste do Rio de Janeiro. Sua música se destaca pela poesia que flui do subúrbio para os centros das grandes metrópoles. Não se limitando a um único tema, ritmo ou som, é difícil classificar Alan Bernardes musicalmente, e é exatamente nessa diversidade que reside sua maior virtude. O artista já lançou três álbuns autorais: “867” (2016), “Maré Vazante” (2020) e o EP “Fruto Bruto” (2021). As canções de Alan Bernardes são um convite para se embriagar com doses de brasilidade.

O Sarau Suburbano acontecerá no dia 22 de julho, sábado, das 13h às 19h, na Arena Carioca Dicró, localizada no Parque Ary Barroso, na Penha, e a entrada será gratuita, com retirada de ingressos via Sympla.

 


SERVIÇO:

Sarau Suburbano

Data: 22 de julho (sábado)

Horário: 13h

Entrada: Gratuita

Retirada de ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/sarau-suburbano/2043575 

Classificação: Livre

Local: Arena Carioca Dicró – Parque Ary Barroso – Entrada pela R. Flora Lôbo, s/n – Penha Circular, Rio de Janeiro – RJ, 21210-500


Programação:


Oficina de Grafite com Jonathan Melo

Oficina de Dança com o Cultura Zona Oeste

Oficina de Passinho com o Passinho Carioca

Disputa de Rimas – Batalha da Engenhão

Campanha de doação de livros e alimentos não perecíveis em parceria com o Educar +

Feira do Sarau – exposição e venda de produtos de empreendedores suburbanos

Exposição de Artes Plásticas com Pandro Nobã, Gabriella Marinho e O Breu


Shows musicais:

Alan Bernardes

BIAB