Show “Leva-me Contigo” chega ao Centro da Música Carioca Artur da Távola

0
211

Neste ano, se estivesse vivo, o cantor e compositor Agostinho dos Santos (São Paulo, 25 de abril de 1932 – Paris, 12 de julho de 1973) completaria 90 anos de idade. Para homenagear esse artista singular, o cantor Alcides Sodré revisita sua obra que inclui sucessos como “Manhã de carnaval” (Luiz Bonfá e Antônio Maria) e “A felicidade” (Tom e Vinícius) e “Balada triste” (Esdras Silva e Dalton Vogeler). Com certeza a nova geração não conhece o trabalho deixado pelo brilhante nome da música brasileira, que fez sucesso nos anos 60 e 70 com canções românticas, mas a oportunidade existe para mudar isso com o show “Leva-me Contigo” que circula pela cidade carioca.

A próxima data da atração que celebra a carreira do artista será no dia 8 de novembro, às 19h, no projeto Quartas Acústicas, no Centro da Música Carioca Artur da Távola. Direção musical de Fabio Negroni, responsável também pelos arranjos, guitarra e violão do show.

No repertório, além da composição de Dolores Duran que dá título ao evento musical, estão os principais destaques da carreira do homenageado, um artista renomado no Brasil e no exterior, que foi considerado na década de 70 uma das grandes revelações da música brasileira. Na lista segue, entre outras canções, “Eu e a brisa” (Jhonny Alf), “O amor e a rosa” (Antônio Maria/Pernambuco), “Frenesi” (Alberto Dominguez), “Travessia” (Milton Nascimento) e “O sonho” (Egberto Gismonti).

_ Aproveito para interpretar duas músicas inéditas de minha autoria com parceiros: “Choro moderno” (Iuri Salvagnini/Alcides Sodré), “Os poetas” (Mussa/Alcides Sodré). Para mim será como que num sonho imaginando Agostinho cantá-las hoje. Ele que neste ano também completa 50 anos de sua partida e fico muito feliz por dedicá-lo esse tributo.

A proposta do espetáculo surgiu após o encontro de Alcides Sodré e o pianista, compositor, arranjador e maestro Gilson Peranzzetta, que juntos lançaram nas plataformas digitais o single “Balada Triste”, homenageando Agostinho dos Santos. O sucesso foi tanto que o cantor criou o tributo “Leva-me Contigo”, realizando a pesquisa e seleção de repertório.

 

Agostinho dos Santos

É importante apresentar ao público mais recente a vida e obra desse grande intérprete da MPB que foi um dos primeiros artistas a levar a música para palcos importantes no mundo. Foi também um dos principais responsáveis por incentivar a carreira musical do genial Milton Nascimento. “Ele estava à frente do seu tempo e desde a sua chegada ao meio musical cantou o que acreditava, sem se render a mercado ou fazer a música que muitas vezes, até hoje, é imposta aos cantores pretos. Ele passou por vários estilos com muita verdade”. Do samba à bossa nova, passando pelo jazz e bolero. Agostinho dos Santos ganhou os prêmios PCA e Roquette Pinto e fez história no Carnegie Hall (Nova York), como o cantor mais aplaudido da noite. Imortalizou as canções “Manhã de carnaval” e “A felicidade” na trilha sonora do importantíssimo filme brasileiro “Orfeu Negro”.

_ Agostinho cantou em inglês, francês e até em dialeto africano. Estamos num momento especial para o resgate da obra dele, quando os artistas negros buscam não é de hoje e estão agora recebendo mais reconhecimento na carreira.

 

Alcides Sodré

É cantor, compositor e ator, intérprete versátil que vai do erudito ao popular, do pop ao samba. Integra o elenco do Zênitha Música, dos sócios Cacala Carvalho, Marianna Leporace e Felipe Radicetti. Pelo selo da música independente Alcides Sodré assina o single “A Voz” ao lado de luri Salvagnini e em breve lançará outro trabalho, o “Em mar aberto”, ambos do seu primeiro EP. Alcides é dedicado a reverenciar a memória da música brasileira, buscando sempre trazer de volta, e às vezes apresentando as novas gerações, os grandes nomes e momentos da MPB. Reúne elogios pelo seu timbre e sua técnica para interpretação musical, além da marcante presença de palco.

 

SERVIÇO

 

Show: “Leva-me Contigo”, no projeto Quartas Acústicas. Com o cantor Alcides Sodré. 

Homenagem ao cantor e compositor Agostinho dos Santos. Acompanhado por Fábio Negroni (guitarra e violão), também diretor musical.

Dia: 8/11, quarta-feira, às 19h

Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola

Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, RJ

Telefone: (21) 3238-3831 

Ingressos: R$ 30 e 15,00 (meia-entrada)

Venda antecipada pelo site Rio Cultura

Capacidade: 161 lugares (dois para cadeirantes)

Duração: 70 minutos

Classificação etária: livre