Feira do Lavradio é liberada e volta a ocorrer aos sábados, agora em edições semanais 

0
927

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), criou uma estratégia para a volta da Feira do Lavradio, neste fim de semana. O evento, tradicional na cidade e que atrai milhares de cariocas e turistas, é uma iniciativa do Polo Novo Rio Antigo, que faz parte do programa Polos do Rio, da SMDEI, política pública municipal para o desenvolvimento dos bairros.

Numa reunião entre o subsecretário de Desenvolvimento, Edu Nascimento, o coordenador de feiras, Rogério Bastos, e Plínio Fróes, diretor da Associação Polo Novo Rio Antigo, ficou acordado que o total de expositores da feira mensal será dividido entre os sábados do mês.

Além disso, os expositores terão que respeitar, rigorosamente, as Regras de Ouro da Prefeitura, de prevenção ao coronavírus, como o distanciamento entre as barracas, o uso de máscaras pelos expositores e a oferta de álcool em gel em todas as barracas.

O retorno da feira também levará novas iniciativas da subsecretaria de Desenvolvimento ao local.

– Nossas equipes vão realizar ações de parceria para inclusão do Empreendedorismo Social Carioca e a articulação de levantamento de dados sobre o ecossistema produtivo dos empreendedores da Feira do Lavradio – conta Edu Nascimento.

– Com mais de 20 anos de história, um dos eventos mais prestigiados da cidade estará de volta neste sábado, a partir de 10h, respeitando todos os protocolos de prevenção. É mais uma conquista na retomada das atividades nesses tempos de pandemia – comemora o coordenador Rogério Bastos.

Regras para todos

Os bares e restaurantes da Rua do Lavradio também deverão respeitar todas as Regras de Ouro para evitar aglomerações.

Quem irá expor neste sábado, 3 de outubro?

Para atender o número permitido de expositores por feira, nesta data estarão autorizados apenas os expositores da 1ª e da 3ª quadra da Rua do Lavradio, que ficam entre a Rua Visconde do Rio Branco e Rua do Senado e entre a Av. Chile e Rua do Resende.

Os Expositores da Praça Emilinha Borba não estão autorizados a expor no dia 3 de Outubro.

Como será?

As barracas serão distribuídas ao longo de toda a Rua do Lavradio, com espaçamento entre uma e outra, o que irá alterar as antigas localizações das barracas.

Como é a Feira do Lavradio?

A Feira Rio Antigo é um evento turístico/cultural tradicional da Rua do Lavradio, que há mais de 22 anos prima pela requalificação sócio/cultural do Rio Antigo, organizado pela Associação Polo Novo Rio Antigo, e tem a brasilidade como sua principal característica.

Ela se firmou no cenário cultural da cidade, encantando os visitantes com um belo passeio ao passado. A Rua do Lavradio, a primeira rua residencial da cidade, aberta em 1771 pelo Vice-Rei Marquês do Lavradio, abraça este evento que sempre aconteceu todo primeiro sábado do mês.

O evento ganha um clima especial com a exposição dos lojistas, antiquários, expositores e dos bares e restaurantes locais, que colocam mesas e cadeiras ao ar livre criando um clima de festa, porém, em tempo de pandemia todos estarão obedecendo as Regras de Ouro da Prefeitura do Rio.