Temas inéditos do pianista João Carlos Assis Brasil chegam às plataformas

0
168

No final de 2003, João Carlos Assis Brasil, um dos maiores pianistas brasileiros de todos os tempos, registrou 21 composições autorais ao piano. Em apenas 4 horas, Assis Brasil (morto em 2021) gravou todas elas sem retoques posteriores e com muita emoção, no maravilhoso piano Steinway & Sons do estúdio da Biscoito Fino.

Acabam de chegar às plataformas – vale ressaltar que João Carlos completaria 78 anos hoje, 28 de agosto -,  registros que permaneciam inéditos, reunidos no álbum “Impressões” (Biscoito Fino). Produtor responsável pelo resgate do material junto à gravadora, Paulo Assis Brasil, irmão do pianista, conta mais sobre o projeto: “A inspiração para compor estes 21 temas nasceu entre a mesa do cafezinho e as 88 teclas do piano. Trocamos ideias sobre a vida, paisagens, filmes, entre outros temas caros para ele e, ao entrar no estúdio, João as transformou em música”.

Os 21 temas inéditos de João Carlos Assis Brasil, que transitava com excelência entre a música clássica, o jazz e a música popular são ainda homenagens a Maurice Ravel (“Para Ravel”), ao compositor e alemão Klaus Ogerman (“Para Klaus Ogerman”), a Fellini e Nino Rota (“Para Fellini e Nino Rota”), ao pianista e compositor russo Alexander Scriabin (“Para Scriabin”), e ao irmão gêmeo de João, Victor Assis Brasil, saxofonista e um dos maiores nomes do jazz brasileiro (“Para o irmão Victor”).

“Uma loucura ter passado tanto tempo, mais do que deveria! Acabamos não lançando o álbum e fazendo o show que planejamos. Estamos em 2023 e faz mais de 1 ano que o João faleceu, mas um pouco da genialidade desse grande artista, e sua passagem musical entre nós, está ao alcance de todos em ‘Impressões'”, conclui Paulo Assis Brasil.

Sobre João Carlos Assis Brasil

Carioca, João Carlos Assis Brasil nasceu em 1945. Considerado uma lenda do piano, foi um prodígio no instrumento: aos 7 anos de idade recebeu o primeiro Prêmio do Conservatório Brasileiro de Música do RJ e aos 14 anos já tocava profissionalmente.  Estudou com Jacques Klein e mudou-se nos anos 1960 para Paris, onde estudou com Pierre Sancan.

Em 1965, Assis Brasil venceu o 3º lugar no Concurso Internacional Beethoven, em Viena. Seguiu seus estudos na capital austríaca com Richard Hauser e Dieter Weber, tendo atuado como solista na Orquestra Filarmônica de Viena. Em sua experiência musical na Europa, João Carlos aprimorou-se ainda na música popular americana, sobretudo em trilhas sonoras de clássicos do cinema e no jazz, retornando ao Brasil como um fenômeno do piano.

Ao se aproximar do universo da MPB, João Carlos Assis Brasil tocou e gravou com artistas como Ney Matogrosso, Clara Sverner, Maria Bethânia, Alaíde Costa, Olivia Byington e Wagner Tiso. Assis Brasil também lançou álbuns dedicados a obras de compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e seu irmão, Victor Assis Brasil. Na década de 1980, montou o João Carlos Assis Brasil Trio ao lado de Zeca Assumpção (baixo) e Cláudio Caribé (bateria).

Além dos muitos concertos, espetáculos e álbuns gravados, o pianista desenvolveu uma importante atividade docente, como professor do Conservatório Brasileiro de Música, da Escola de Música Villa-Lobos e do Conservatório de Niterói.

Ouça o álbum: https://orcd.co/pianosolo

Repertório (temas de João Carlos Assis Brasil)

1-Paisagens Distantes

2-Com ternura

3-Sonata jazz piano

4-Para o irmão Victor

5-Crianças

6-Igrejas

7- Impressões

8- Para Scriabin

9- Para Klaus Ogerman

10- Around Spain

11- Caleidoscópio

12- Mistério do mar

13- Ao luar

14- Enigma

15- Para Maurice Ravel

16- Para Fellini e Nino Rota

17- Trouble

18- Coral Jazz

19- Tibet

20- Abstrato

21- Farfalhar das borboletas

 

Piano: João Carlos Assis Brasil

Estúdio de gravação, mixagem e masterização: Biscoito Fino

Engenheiro de masterização: Lucas Ariel

Capa: pintura de Fernanda Gustin 

Designer da capa:  Nário Nascimento