Terceira fase da campanha de vacinação contra raiva começa nesta quinta-feira (05/11) e vai a Madureira, Guadalupe, Jacarepaguá e Barra da Tijuca

0
698

Terceira fase da campanha de vacinação contra raiva começa nesta quinta-feira (05/11) e vai a Madureira, Guadalupe, Jacarepaguá e Barra da TijucaFonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
Link: https://prefeitura.rio/vigilancia-sanitaria/terceira-fase-da-campanha-de-vacinacao-contra-raiva-comeca-nesta-quinta-feira-05-11-e-vai-a-madureira-guadalupe-jacarepagua-e-barra-da-tijuca/

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, dará início nesta quinta-feira (05/11) a terceira fase da vacinação antirrábica em 2020. Dividido em cinco etapas que cobrem todo o município, o programa Se liga, bicho! Raiva é caso sério começou em 2 de outubro, em Santa Cruz e Guaratiba, e vai até 19 de dezembro, quando serão atendidas as regiões do Centro, Zona Sul, São Cristóvão, Tijuca, Vila Isabel e Ilha do Governador.

Na primeira fase, foram imunizados 69.253 animais, sendo 52.980 cães e 16.273 gatos. Na segunda fase, 119.633 animais, sendo 88.837 cães e 30.796 gatos. Ao todo, 188.886 animais estão vacinados, 141.817 cães e 47.069 gatos

Para alcançar a meta de vacinar 500 mil cães e gatos, a pasta vinculada à Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará 350 postos fixos de vacinação, que terão os endereços divulgados nas próximas semanas. Neste ano, a novidade está no atendimento em sistema drive thru, que tem como objetivo aumentar a praticidade e o alcance da campanha, além de garantir os cuidados de prevenção à Covid-19.

— A conscientização dos proprietários de animais em manter atualizada a vacina antirrábica é extremamente importante para a saúde coletiva. Contamos com a cooperação da população carioca para combater a doença e proteger os caninos e felinos em benefício de toda a cidade. É fundamental também lembrar que a campanha ocorrerá de acordo com as medidas de precaução contra a Covid-19, como o uso obrigatório das máscaras e a garantia do distanciamento seguro entre as pessoas — reforça a médica-veterinária Mônica Valim, coordenadora de Zoonoses da Vigilância Sanitária.

Postos drive-thru
Inédito, o atendimento em drive-thru tem como objetivo garantir a segurança e ampliar o acesso da população à vacina. O atendimento ocorre às quintas, sextas e sábados, sempre das 9 às 17 horas, de acordo com as datas previstas no calendário.

Postos fixos e volantes
São 70 postos fixos e cinco de atendimento itinerante. A vacinação nesses postos ocorre às sextas-feiras e sábados, conforme o calendário, também das 9 às 17 horas. Todos os endereços e detalhes estão na página da Vigilância Sanitária ou no link abaixo

http://www.rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria/exibeconteudo?id=11763663

Cronograma da vacinação
3ª Etapa – 07 e 08/11 – Madureira, Guadalupe, Jacarepaguá e Barra da Tijuca

4ª Etapa – 04 e 05/12 – Ramos, Penha, Inhaúma, Engenho de Dentro e Irajá

5ª Etapa – 18 e 19/12 – Centro, Zona Sul, São Cristóvão, Tijuca, Vila Isabel e Ilha do Governador

Treinamento de vacinadores
Na próxima semana, os servidores habilitados para trabalhar como vacinadores na campanha passarão por treinamento. Quarenta dos cerca de 160 inscritos no processo seletivo terão que passar pela orientação, já que é a primeira vez que participam do processo. O treinamento será no Centro de Controle de Zoonoses, em Santa Cruz, e as turmas serão divididas em dois turnos, para evitar aglomeração entre os participantes.

A convocação foi publicada no Diário Oficial em agosto e foi destinada a servidores de várias formações, níveis de escolaridade e de qualquer secretaria da administração direta, exceto para funcionários da administração indireta, como Comlurb, Guarda Municipal e outras autarquias.

Os interessados tiveram que se vacinar preventivamente contra a raiva humana e fazer o teste de sorologia, que mostra que a pessoa já tem anticorpos contra a doença, visando à proteção em caso de acidentes. Todos que participarem da campanha, com comprovação em listagem de frequência, receberão encargos pelo trabalho.

Vacina antirrábica
A campanha antirrábica animal é feita com a vacina distribuída pelo Governo Federal aos estados, que fazem o repasse aos municípios. Em 2019, porém, o insumo não foi entregue inviabilizando a campanha anteriormente. Mesmo sem o repasse de vacinas, o município do Rio imunizou no ano passado mais de 33 mil animais com a reserva técnica de doses da campanha de 2018. Em 2020, a Vigilância Sanitária começou o ano com cerca de mil vacinas mantidas em estoque, para a necessidade de um trabalho perifocal, que são atuações preventivas em que a Prefeitura promove a vacinação em regiões onde há casos de morcegos contaminados.

O que é a doença?
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, fatal tanto para animais quanto para humanos. A transmissão ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais.

Em março, o estado do Rio de Janeiro registrou a primeira morte por raiva humana do Rio de Janeiro desde 2006, com o caso de um adolescente de 14 anos mordido por um morcego em Angra dos Reis. No município, não há ocorrência de raiva humana desde 1986 (há 34 anos) e de casos da doença em cães e gatos desde 1995 (há 25 anos). Todos os dados referentes às ações de profilaxia e controle da doença são atualizados e disponibilizados no site da Vigilância Sanitária.