Dia Nacional da Alfabetização: 14 de novembro 

0
155

Nesta  terça-feira, 14 de novembro, será celebrado o Dia Nacional da Alfabetização, data estabelecida no Brasil em 1960. Ela é uma homenagem ao dia da criação do Ministério da Educação. Segundo os dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atualmente, 5,6% da população brasileira é analfabeta e, por conta disso, é preciso reforçar a importância de saber ler e escrever para os indivíduos de nossa sociedade.  

Há 5 anos, o Instituto Yduqs – responsável por ações sociais em diversas unidades de ensino superior – realiza o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A iniciativa já formou mais de mil alunos, da faixa etária entre 30 e 70 anos. O projeto conta com dezenas de coordenadores, professores e 80 alunos dos cursos de licenciaturas da Estácio e tem a atriz Malu Mader como embaixadora. Em breve, serão abertas as inscrições para a 7ª edição do programa. As aulas serão realizadas nas Regiões Sudeste (Rio de Janeiro e São Paulo); Nordeste (Natal e Salvador); Norte (Manaus) e no Centro-Oeste (Distrito Federal/Brasília). Mais informações podem ser obtidas por meio do link: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao  

“Nossa iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania. O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos promovido pelo Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo”, comenta Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs.      

Confira a lista abaixo dos  campi da Estácio cujo Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos será ofertado no Rio:     

Inscrições e informações por meio do site: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao    

*As aulas acontecerão a partir do primeiro semestre de 2024   

 

 Rio de Janeiro   

Estácio Via Brasil (Zona Norte do Rio) – Endereço – Rua Itapera, 500 – Irajá.
Estácio Ilha do Governador (Zona Norte do Rio) – Endereço – Estrada do Galeão, 6.774 – Shopping Aldeya Bay Mall
Estácio Nova América (Zona Norte do Rio) – Endereço – Av. Pastor Martin Luther King Jr., 126, Shopping Nova América Outlet – Del Castilho.
Estácio R9 (Taquara/Zona Oeste) – Endereço – Rua André Rocha, 838.
Estácio Nova Iguaçu (Baixada Fluminense) – Endereço – Rua Oscar Soares (antiga Plínio Casado), 1.466 – Centro de Nova Iguaçu.
Estácio Queimados (Baixada Fluminense) – Endereço -Rua Doutor Eloy Teixeira, 165,2º Andar – Centro.
Estácio São Gonçalo (Alcântara/Região Metropolitana) – Endereço – Rua Manoel João Gonçalves 410 – Alcântara.
Estácio Duque de Caxias (Baixada Fluminense) – Endereço – Rua Major Correia de Melo, 86.
Estácio Teresópolis (Região Serrana) – Endereço – Rua Nilza Chiapeta Fadigas, nº 488 – Várzea.