FAA volta a gerir Atenção Primária e equipes de Saúde da Família em Valença, beneficiando a população local

0
342

A partir desta quarta-feira (02/08), os moradores de Valença,  no Sul do Estado do Rio de Janeiro, poderão contar com benefícios significativos na Atenção Primária e nos serviços prestados pelas equipes de Saúde da Família. A Fundação Dom André Arcoverde (FAA), por meio do Centro de Ensino e Pesquisa em Atenção Básica à Saúde (CEPABS), e a Prefeitura de Valença assinaram, no início da noite de terça-feira, 1º, um convênio possibilitando que a instituição volte a gerir esses importantes serviços prestados à população, fortalecendo o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) já celebrado com o município. 

Segundo o presidente da FAA, José Rogério Moura de Almeida Neto, a assinatura do convênio marca uma união em que todos os envolvidos saem ganhando. “Em 2017, a Fundação Dom André Arcoverde (FAA) foi a primeira instituição mantenedora de curso de Medicina a assinar o COAPES com um município. A partir daquele momento, fizemos a gestão da Atenção Primária junto à Prefeitura de Valença. Passados esses seis anos, a gente retoma esse momento com a Prefeitura de Valença. E são dois vencedores nesse processo. O primeiro deles é a sociedade valenciana, que vai ter um serviço de altíssima qualidade na Atenção Primária. E o segundo é estudante do Centro Universitário de Valença – UNIFAA, que vai ter um belíssimo cenário de prática na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde. Então, todos saem ganhando com a assinatura do convênio”, avalia. 

O projeto será liderado pela coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Atenção Básica à Saúde (CEPABS) da FAA, Ana Beatriz dos Reis Rodrigues, e contará com a participação de alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física e Psicologia, além do curso técnico em Enfermagem. 

De acordo com a coordenadora, a FAA vai apoiar o processo de trabalho gerencial e assistencial por meio de ferramentas de gestão baseadas em diagnósticos de saúde e orientadas por planejamento de resultados, ampliando a oferta de serviços e qualificando a assistência em saúde prestada à população. “Através da inserção de atividades acadêmicas multiprofissionais em campo de prática assistencial nas Unidades de Saúde da Atenção Primária, pretendemos ampliar a qualificação da assistência, da gestão, do ensino e do controle social, proporcionando apoio à qualificação através do aporte de conhecimentos, desenvolvimento de ferramentas e compartilhamento de tecnologias, além de processo de educação permanente e apoio institucional”, explica Ana Beatriz. 


Benefícios para a população

Com a assinatura do convênio, ainda segundo a coordenadora, serão inúmeros os benefícios para a população da região, já que “espera-se ampliar a qualificação da assistência realizada pelas equipes de Saúde da Família e da Atenção Primária, fortalecendo as ações e serviços de saúde que serão executados no âmbito individual e coletivo, como promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde da população.”


Aprendizado para os estudantes

Por outro lado, o convênio permitirá uma rica experiência para alunos do UNIFAA. “O convênio fortalecerá a formação de nossos estudantes, que utilizarão as Unidades de Saúde como campo de prática, proporcionando um ambiente de aprendizagem e de vivência que potencializará a assistência à população de Valença”, avalia Ana Beatriz, acrescentando: “a qualificação de habilidades e competências de assistência à saúde, em articulação com conhecimentos acadêmicos avançados nos serviços de saúde integrantes da Atenção Primária é um diferencial para a qualidade do serviço em saúde ofertado à população.”