Faetec abre inscrições para mais de 27 mil vagas em cursos técnicos e profissionalizantes

0
229

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, abriu as incrições para 27 mil vagas em dezenas de opções de cursos oferecidos pela instituição. Os candidatos serão selecionados por meio de sorteio. 

Estão sendo ofertadas 23.858 vagas só em cursos de Qualificação Profissional, com duração de 20 semanas, e no qual cada candidato pode selecionar até duas opções de formação. Para concorrer a estas oportunidades, é preciso ter idade mínima que pode variar entre 15 e 18 anos. O nível de escolaridade também pode mudar de acordo com o curso escolhido, podendo ser Ensino Fundamental incompleto a Ensino Médio completo. As inscrições para esses cursos profissionalizantes vão até o dia 02 de julho, com sorteio realizado no dia seguinte ao término do prazo. 

Algumas das opções disponíveis são: bartender; confeiteiro; inglês básico; espanhol básico; francês aplicado a serviços turísticos; operador de computador; padeiro; cuidador de idoso; manicure; cabeleireiro; assistente administrativo; mecânico de automóveis leves; microempreendedor individual (MEI); assistente de recursos humanos; salgadeiro; e organizador de eventos. A previsão é de que as aulas comecem ainda em julho.  

Já os cursos Técnicos possuem duração de três semestres e, para concorrer, é preciso estar matriculado a partir do 2° ano do Ensino Médio ou já ter concluído. Para esta modalidade, são oferecidas 3.263 vagas e as inscrições vão até o dia 03 de julho. O sorteio destes cursos será feito pela empresa Legalle Concursos, sendo permitido ao candidato se inscrever em apenas um curso Técnico.  

Alguns dos cursos oferecidos são: Administração; Análises Clínicas; Construção Naval; Gerência em Saúde; Enfermagem; Informática; Eletrônica; Eletrotécnica; Eletromecânica; Mecânica; Manutenção de Máquinas Navais; Segurança do Trabalho; Edificações; Produção de Moda; Telecomunicações; Guia de Turismo; Secretaria Escolar; Teatro; e Instrumento Musical.

Para os cursos Técnicos em Teatro e Instrumento Musical, será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 55,12; que deverá ser paga até o dia 04 de julho. Estes candidatos serão submetidos ainda ao Teste de Habilidades Específicas, no qual será necessário demonstrar conhecimento prévio. 

Também estão sendo oferecidas vagas para aqueles que desejam retomar os estudos e concluir o Ensino Fundamental ou Médio. Para se inscrever na Educação de Jovens e Adultos (EJA), é preciso ter idade mínima de 15 anos e apresentar comprovante de conclusão dos anos iniciais do Ensino Fundamental (até 5° ano). Já a Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Médio (EMEJA) é oferecida a quem possui no mínimo 18 anos e tenha concluído integralmente o Ensino Fundamental.

Os candidatos interessados em oportunidades de qualificação profissional devem se inscrever através do link: www.faetec.rj.gov.br/index.php/Home/inscricoes/concursos/27-qualificacao. Para quem busca vagas de cursos técnicos, o acesso é feito no endereço eletrônico: www.legalleconcursos.com.br/editais