Governo do Estado recebe o primeiro lote das vacinas contra a dengue

0
152

O Governo do Estado do Rio de Janeiro recebeu, nesta quinta-feira (22/02), o primeiro lote de vacinas contra a dengue, enviado pelo Ministério da Saúde. São 231.928 doses, que chegaram à Central Geral de Armazenamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES.RJ), em Niterói. Foi publicado no Diário Oficial de hoje o Decreto 48.969, que reconhece a situação de epidemia de dengue no estado. A medida foi tomada devido ao crescimento do número da doença: já são 49.405 notificações de casos prováveis, cerca de 308 por 100 mil habitantes, com quatro óbitos (dois na capital, um em Itatiaia e um em Mangaratiba). 

Seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, as primeiras doses serão aplicadas aos que têm entre 10 e 11 anos, em cidades da Região Metropolitana I, que inclui a capital e 11 municípios da Baixada Fluminense. Com a chegada de mais doses, a vacinação será ampliada até atingir o público-alvo, que é dos 10 aos 14 anos. Os critérios para a quantidade de doses para os municípios e a definição do público-alvo levam em consideração a população e o volume de casos de crianças hospitalizadas de 2019 a 2023. 

– Estamos agilizando as entregas das vacinas aos municípios, para que eles deem início à imunização. Nesse momento, o Ministério da Saúde nos enviou doses para a faixa etária que foi considerada prioridade por não ter tido contato com epidemias anteriores e ser mais suscetível. Desde ontem, seguindo orientação da área técnica da Secretaria de Saúde, decretei a situação de epidemia. É uma medida importante para que possamos atuar de forma mais precisa e segura com as ações necessárias de combate à dengue e que nada falte à população – destacou o governador Cláudio Castro.

Para o município do Rio serão destinadas 141.710 doses, que devem ser entregues ainda nesta quinta-feira. Além da capital, serão distribuídas as seguintes quantidades de doses aos municípios: Nilópolis (3.080), Duque de Caxias (21.113), Nova Iguaçu (20.320), São João de Meriti  (10.806), Itaguaí (3.365),  Magé (6.218),  Belford Roxo (12.709),  Mesquita (4.179), Seropédica  (2.159),  Japeri (2.517) e  Queimados (3.740). A previsão é que as doses para os municípios sejam distribuídas, por logística própria da SES.RJ, nesta sexta-feira (23/02). 

Os imunizantes serão distribuídos aos 11 municípios, que serão responsáveis pela aplicação da vacinação por meio das secretarias municipais de Saúde. Os técnicos da SES.RJ fizeram a avaliação técnica no recebimento das doses e fiscalizaram o controle de temperatura, a integridade e a validade do lote. Cada lote foi separado por municípios e guardado em câmaras frias com temperatura entre 2 e 8 graus celsius. O tempo de validade da vacina é de 5 anos.