Halloween Inclusivo: Dicas para Celebrar a Data com Autistas

0
325

O Halloween é uma festa adorada por muitos, mas para famílias com crianças autistas pode ser um desafio. “Barulhos altos, luzes piscantes e fantasias desconfortáveis podem tornar a celebração muito incômoda”, lembra a neuropsicóloga Bárbara Calmeto,  diretora do Autonomia Instituto. No entanto, a boa notícia é que é possível tornar as festas de Dia das Bruxas uma experiência inclusiva e divertida para todos.

Abaixo, ela sugere dicas para criar um Halloween inclusivo para autistas:

• Ambiente Amigável:
Se estiver organizando uma festa de Halloween, crie um ambiente com iluminação suave e músicas mais baixas para acomodar aqueles que são sensíveis a estímulos sensoriais.

• Fantasias Confortáveis:
Escolha fantasias que sejam confortáveis e sensorialmente amigáveis. Tecidos suaves e sem etiquetas irritantes são boas opções. Escolha acessórios leves que não sobrecarreguem a criança. Máscaras e chapéus devem ser leves e ajustados confortavelmente.
Outra dica importante é se a criança estiver desconfortável com uma fantasia completa, considere dividir a roupa em etapas. Por exemplo, ela pode usar apenas a máscara ou uma capa. Adicione elementos sensorialmente amigáveis, como texturas suaves, para criar uma experiência agradável. Patches de tecido macio ou enfeites táteis podem ser incorporados à fantasia.
Personalize a roupa de acordo com as preferências da criança. Isso pode envolver cores favoritas ou elementos específicos que a deixem à vontade.
Antes do Halloween, permita que a criança experimente a fantasia para garantir que ela seja confortável e não cause irritação.

• Decorações Sensorialmente Amigáveis:
Use decorações que tenham texturas interessantes, como teias de aranha de algodão, para estimular o toque suave. Evite Forneça protetores de ouvido ou áreas mais silenciosas para aqueles que são sensíveis a ruídos inesperados.

• Programação Tranquila:
Planeje a festa com horários mais calmos e sem elementos assustadores para garantir que todos possam participar.

• Sem Sustos Surpresa:
Se você está planejando surpresas, como pessoas pulando de cantos escuros, certifique-se de informar os participantes antecipadamente.

• Compreensão da Sensibilidade ao Ruído:
Esteja ciente de que alguns autistas são sensíveis a barulhos altos. Informe os convidados sobre a presença de fogos de artifício ou outros ruídos altos, e forneça áreas mais silenciosas para quem precisa de uma pausa. Deixe tudo mais prático, como evitar macacões e facilite a ida ao banheiro ou a troca de fraldas, se necessário.

• Preparação Pré-Halloween:
Seja flexível e forneça um cronograma visual ou calendário de contagem regressiva para crianças autistas, ajudando-as a se prepararem para a festa.

• Aceitação e Compreensão:
Promova a compreensão entre os convidados, incentivando todos a respeitarem as necessidades e diferenças dos outros.

• Inclusão de Todos:
Garanta que todos possam participar das atividades de Halloween, independentemente das suas habilidades ou desafios.

• Educação e Sensibilização:
Forneça informações sobre o autismo aos participantes para promover a conscientização e a compreensão da condição.