Pesquisa da Fecomércio RJ mostra que maioria dos consumidores tem interesse em viajar nos próximos seis meses

0
368

Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) mostra que 62,2% dos consumidores do Rio têm interesse em viajar nos próximos seis meses. A maioria, 48,4%, disse que pretende ir para fora do estado, enquanto 34,8% irão priorizar destinos dentro do território fluminense. A pesquisa feita entre os dias 27 e 29 de setembro, com 624 pessoas, revela ainda que 51,1% têm o hábito de viajar. 

Hotéis, pousadas e hostels são os preferidos dos turistas, com 49,5%; seguido da residência de amigos e familiares, com 19,3%; residência alugada, com 17,3%; e residência própria, com 13,7%. 

Durante a pandemia, no ano passado, 41,7% priorizaram destinos dentro do estado, enquanto 39,5% não viajaram no período. 

Outro dado do levantamento é que 68,7% dos entrevistados consideram como diferencial a opção de hotéis sustentáveis e 56,1% pagariam mais por esse tipo de acomodação. 46,1% afirmam que já se hospedaram em hotéis sustentáveis. A sustentabilidade na hospedagem para a qualidade de vida das gerações atuais e futuras é muito ou extremamente importante para 71,5% dos consultados. 29,8% buscam de forma moderada as acomodações sustentáveis e 73,7% procuram maior contato com a natureza ao decidir pela viagem. 45,8% disseram que os produtos típicos da região influenciam na escolha do local de destino. 

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 320 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 70% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 59% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor. Por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), desenvolve estudos e pesquisas que contribuem para a tomada de decisão de empresários e consumidores fluminenses. Já o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) possui a missão de promover o crescimento humano, empresarial e das instituições de forma alinhada com as práticas sustentáveis presentes na relação entre empresários e consumidores do comércio de bens, serviços e turismo fluminense.