Procon Carioca cobra da Light agilidade para reduzir prejuízos dos consumidores

0
114

Nesta segunda-feira, 22 de janeiro, o diretor-executivo do Procon Carioca, da prefeitura do Rio, Igor Costa, esteve em reunião na sede da Light ao lado do Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, para cobrar soluções da empresa diante das constantes falhas no fornecimento de energia elétrica, que têm causado inúmeros transtornos aos consumidores. Estiveram presentes também o diretor-presidente da Light, Alexandre Nogueira, e outros diretores da empresa.

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculado à secretaria especial de Cidadania, fez algumas recomendações à empresa: agilidade no processo de restituição de equipamentos danificados dos consumidores; desenvolver mecanismo de notificação aos clientes em caso de interrupção do fornecimento de energia (formato simples SMS) e melhorias na forma de comunicação com o consumidor (informação clara e precisa).

O diretor-executivo do Procon Carioca, Igor Costa, ressalta que o órgão segue atento para que o consumidor tenha seus direitos respeitados.

“Nesse sentido, em 2023 solicitamos a inclusão do Procon Carioca no Conselho de Consumidores e, durante a reunião, recomendamos mais ações de atendimento em conjunto entre o instituto e a Light”, informa Igor Costa.

Processo de averiguação

Em dezembro de 2023, o Procon Carioca instaurou Processo Administrativo de Averiguação Preliminar contra a Light em época da primeira constatação de grave interrupção de fornecimento de energia. A Light foi notificada a prestar esclarecimentos. A empresa pediu maior prazo para esclarecimentos, o que foi concedido e o Procon aguarda as informações.

Essa Averiguação Preliminar poder ser convertida futuramente em processo administrativo sancionador e resultar em uma multa de até R$ 13 milhões.

 

Canais de atendimento do Procon Carioca:

Portal: proconcarioca..prefeitura.rio

Instagram @proconcariocaoficial

Facebook /Twitter: @proconcarioca

E-mail: [email protected]

Agência 1746: Centro Administrativo São Sebastião – Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Fotos: Prefeitura do Rio