Ziraldo é homenageado em Missão Flicts no FIL – CCBB Rio

0
424

Nos dias 15 e 16 de outubro, o FIL vai celebrar os 90 anos do eterno Menino Maluquinho, no Teatro III do CCBB RJ, com a apresentação do espetáculo “Missão Flicts”. A invenção literária multimídia, contada por José Mauro Brant, é uma reverência a um dos mais importantes nomes da literatura infantojuvenil brasileira. A cena é o espaço sideral ou as páginas em branco de um livro. Uma viagem intergaláctica que começa nas imagens de filmes de Méliès e Fritz Lang e passeia por cenas reais da NASA até o primeiro astronauta pisar em solo lunar, em julho de 1969.

O espetáculo utiliza música, projeções animadas e a linguagem dos contadores de histórias para contar a primeira obra pra crianças do autor de “O menino Maluquinho”, que no dia 24 de outubro faz 90 anos. As imagens geométricas imaginadas pelo ilustrador Ziraldo, ganham vida e interagem com a narrativa contada e cantada por José Mauro Brant. Brant, um experiente contador de histórias que reedita sua premiada parceria com Tim Rescala, responsável pela música original, que imprime lirismo e ritmo de aventura às narrativas poéticas apresentadas Conceito da direção do espetáculo (5 linhas): Debut de Ziraldo no universo da literatura infantojuvenil, FLICTS foi lançado em 1969, mesmo ano em que o homem pisa em solo lunar pela primeira vez.”FLICTS”, é narrada em sua forma literária sem sofrer adaptações. A história se desenrola na tensão entre as linguagens, visual, musical e textual. O objetivo é recriar no palco a aventura da leitura, para isso, a encenação conta com a música de Tim Rescala, e as projeções animadas por Ricardo e Renato Vilarouca, inspiradas no projeto visual original do livro que revolucionou o mercado editorial brasileiro.

“Na Flip de 2014, em Paraty, tive a alegria de participar de uma mesa com o Zira. Ao final da mesa, ele simplesmente me convidou para voltar de helicóptero para o Rio. Como ele é muito brincalhão eu topei. Só que era José Mauro Brant é “astronauta”, viajante do tempo, narrador de histórias, autor, ator e cantor, José Mauro Brant é um dos mais importantes contadores de histórias do Brasil. Com mais de 80 peças teatrais em sua jornada, é responsável por transmitir verdadeiras pérolas da tradição oral dos quatro cantos do mundo aos novos públicos. O FIL agradece e comemora seus 90 anos de meninice maluquinha! pra valer! E lá fomos nós voar ao redor do Cristo Redentor. De lá pra cá, pude dirigir a Opera do Menino maluquinho, encontrar com o Zira nos aeroportos e agora, em 2022, vamos ter a alegria de celebrar seus 90 anos no FIL Festival”, diz a idealizadora do FIL, Karen Acioly.

​José Mauro Brant é “astronauta”, viajante do tempo, narrador de histórias, autor, ator e cantor, é um dos mais importantes contadores de histórias do Brasil. Com mais de 80 peças teatrais em sua jornada, é responsável por transmitir verdadeiras pérolas da tradição oral dos quatro cantos do mundo aos novos públicos.

​Sobre Ziraldo

Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais.

Além de escritor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista, designer e ilustrador. Iniciou sua carreira nos anos 1950 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. Ziraldo começou a fazer sucesso nos anos 1960 com o lançamento da revista em quadrinhos super brasileira: A Turma do Pererê. Durante a ditadura militar fundou, com outros humoristas, O Pasquim – um jornal não conformista que deixou saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Jeremias – O Bom, também contam com uma legião de admiradores. Seu primeiro livro infantil, Flicts, de 1969, conquistou fãs em todo o mundo. Em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos no Brasil, com cerca de 130 edições. O livro já foi adaptado para teatro, quadrinhos, TV, ópera, videogame, internet e cinema. Muitos livros de Ziraldo foram traduzidos para idiomas como inglês, espanhol, alemão, francês, japonês e italiano. Ziraldo já recebeu inúmeros prêmios, entre eles se destacam: o prêmio Jabuti, em 1982, pelo melhor livro de arte com O Bichinho da Maçã, o prêmio Andersen da Itália, em 2004, pela edição italiana do livro Flicts, e o prêmio Quevedos 2009, o mais importante prêmio do humor gráfico no mundo, por toda a sua obra.

 

Programação completa em www.fil.art.br

Ficha técnica:

Criação: José Mauro Brant

Performance e concepção: José Mauro Brant

Música: Tim Rescala

Arranjos e produção musical: Tibor Fittell

Videografismo: Rico e Renato Vilarouca

Figurino: Carol Lobato

Iluminação: Fernanda Mattos

Fotos: Marian Starosta

Serviço:

FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens – Edição Especial

A Experiência da Literatura

De 7 a 6 de novembro

Teatro III

·Missão Flicts – dias 15 e 16 de outubro – https://www.fil.art.br/missao-flicts

15 OUT – Horário: 11h e 14h

16 OUT – Horário: 14h e 16h

Classificação etária: 4 anos

Duração: 40 minutos

Local:

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro

Informações: (21) 3808-2020

bb.com.br/cultura |twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj ;

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), emitidos na bilheteria física ou site do do CCBB – ingressos.ccbb.com.br

*Os eventos já estão disponibilizados conforme prazo padrão de abertura de duas segundas-feiras antes da data de estreia pelo link : ingressos.ccbb.com.br/cidades/rio-de-janeiro-rj

Meia-entrada para estudantes e professores, crianças com até 12 anos, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes e casos previstos em Lei. Clientes BB pagam meia entrada pagando com Ourocard.