4º Encontro de Poetas Populares em Madureira

0
203

De quinta a domingo (28 a 31/07), das 14h às 20h, a Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira Mestre Monarco, será palco do 4º Encontro de Poetas Populares. O evento é gratuito e vai oferecer ao público uma série de oficinas, debates e shows sobre a cultura da literatura de cordel. Ao todo, 20 atrações vão compartilhar os seus conhecimentos, distribuídas em mais de 30 horas de atividades. Um dos destaques do evento será o show de encerramento, com o cantor e compositor Geraldo Azevedo.

Idealizado pela Associação Amo Cordel, o projeto será realizado pela Iracema Filmes, com apoio institucional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Os recursos foram obtidos através do edital de Fomento à Cultura Carioca (Foca), da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

A programação contemplará tanto os poetas que há muito escrevem as suas rimas, quanto toda uma nova geração de cordelistas. Os dias começarão com uma oficina, cuja finalidade será aproximar o público dos fazeres dessa cultura, seguida por uma mostra visual, um bate-papo informal com poetas e violeiros, mediado pelo renomado cantor, compositor e poeta Sergival, de Aracaju. Os bate-papos serão transmitidos e posteriormente disponibilizados online pelos perfis da Amo Cordel no Instagram e no YouTube. Haverá ainda um show para encerrar cada dia.

O primeiro dia será bem focado no público infantil. Haverá, por exemplo, uma oficina de Literatura de Cordel com Severino Honorato e um bate-papo com Lobisomem e Tatiana Henrique para apresentar à garotada, usando a linguagem de cordel, figuras importantes da cultura carioca, como Dona Ivone Lara, Cartola e Jovelina Pérola Negra.

O segundo dia trará uma programação voltada aos pesquisadores e estudantes de universidade das áreas de letras, cultura, pedagogia, história e afins. Para convidar todos a olhar para o universo do cordel por dentro, a gravurista Luana Xavier fará uma Oficina de Xilogravura. O público será abrangente no terceiro e quarto dias, ideais para reunir toda a família.

O dia de atividades será encerrado com uma apresentação musical. Na quinta-feira (28/7), o show será do carioca Grupo Fera Show e Morais do Acordeon. A proposta é colocar o público para dançar até o amanhecer, elevando o forró pé de serra a um nível inusitado, com uma batida inovadora.

Na sexta (29/7), Lila e Mariana Secron, mãe e filha, criaram um show emocionante que percorre as trajetórias e os repertórios de pai, filho e neto ilustres: Gonzagão (1912-1989), Gonzaguinha (1945-1991) e Daniel Gonzaga, nascido em 1975.

No sábado (30/7), o público do 4º Encontro de Poetas Populares vai se deliciar com o som do Sexteto Sucupira, que desde 2015 realiza bailes memoráveis em casas do Rio de Janeiro e de São Paulo, recebendo, inclusive, músicos incríveis da cena instrumental brasileira e do forró.

Para encerrar o evento, no domingo (31/7), Geraldo Azevedo cantará sucessos como “Dia Branco”, “Táxi Lunar” e “Dona da Minha Cabeça”.

O Parque Madureira Mestre Monarco fica na Rua Soares Caldeira, 115.