Arte da Palavra: unidades do Sesc RJ recebem as escritoras Jéssica Balbino e Odaílta Alves 

0
174

As escritoras Jéssica Balbino (MG) e Odaílta Alves (PE) vão participar de encontros com leitores, entre esta terça e quinta-feira (24 a 27/10), em quatro unidades do Sesc RJ. Os encontros integram o projeto Arte da Palavra, que oferece ao público fluminense a oportunidade de conhecer autores renomados do meio literário brasileiro e ouvir deles suas experiências com o ofício da escrita. A entrada é franca.   

Os encontros acontecem nesta terça-feira (24/10), às 19h, no Sesc Tijuca; na quarta, dia 25, às 19h, no Espaço Cultural Arte Sesc, no Flamengo; na quinta, 26, às 15h, no Sesc São Gonçalo; e na sexta-feira (27), às 19h, no Sesc Ramos. As mesas redondas contarão com a mediação de Triscila Oliveira e Tatiana Pequeno (veja abaixo a programação detalhada).     

Jéssica Balbino é jornalista, escritora, psicanalista em formação e mestre em comunicação pela Unicamp. Foi premiada pelo Governo do Estado de Minas Gerais com o projeto “Margens” e pelo Minc com o livro-reportagem “Hip-Hop A Cultura Marginal.” É autora também dos livros “gasolina e fósforo: meu corpo em chamas” e “Traficando Conhecimento”. Colunista do Estado de Minas e do blog Puta Peita, escreve sobre corpos e literatura. É criadora e editora do “Margens”, projeto que difunde conteúdo sobre mulheres periféricas na escrita. 

Odaílta Alves é formada em Letras e doutoranda em Linguística pela UFPE. Mulher negra, lésbica, nascida na favela de Santo Amaro (Recife), é atriz, escritora (7 livros publicados), palestrante e professora formadora com ênfase em práticas antirracistas e antiLGBTfóbicas. Também coordena o Coletivo Escritoras Negras de Pernambuco e o Projeto Mala Preta. É autora dos livros Pretos Prazeres (2020), Nenhuma Palavra de Amor (2020), Letras Pretas (2019), Cativeiros de Versos (2018) e Clamor Negro (2016).

 

Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras

Para alcançar leitores em todo o país e valorizar obras e escritores brasileiros, o Sesc faz a literatura circular o país por meio do Arte da Palavra. O projeto, criado em 2017, conta com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, contemplando diversas manifestações literárias. Além disso, na vertente educativa, é oferecido um terceiro circuito, de reflexão e criação literária, que promove a formação de leitores e o aprimoramento da escrita nas suas diferentes categorias. 

 

SERVIÇO 

Arte da Palavra – Encontros com Jéssica Balbino e Odaílta Alves

24/10, às 19h – Sesc Tijuca – (mediação de Triscila Oliveira)
R. Barão de Mesquita, 539 

25/10, às 19h – Espaço Cultural Arte Sesc (mediação de Tatiana Pequeno)
Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo 

26/10, às 15h – Sesc São Gonçalo (mediação de Triscila Oliveira)
Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo – RJ

27/10, às 19h – Sesc Ramos (mediação de Triscila Oliveira)
Rua Teixeira Franco, 38 

Mais informações: www.sescrio.org.br