Cantor Ritchie lança a inédita “Saudade Sem Paisagem (Ela Jamais Virá)” e uma nova versão para “Ando Meio Desligado”

0
63

Ritchie lança dois novos singles nas plataformas digitais, dando início ao projeto que marca a sua estreia na gravadora Biscoito Fino. Ao longo de 2024, o cantor e compositor vai disponibilizar novos singles, sempre em pares, com registros de canções autorais inéditas e regravações de clássicos (totalizando 14 novas faixas). 

Em meio à retomada da turnê “A vida tem dessas coisas”, sucesso absoluto de público e crítica, Ritchie lança a inédita “Saudade Sem Paisagem (Ela Jamais Virá)”, parceria com Fausto Nilo, e uma nova versão para “Ando Meio Desligado”, clássico de Sergio Baptista, Rita Lee e Arnaldo Baptista. 

“Ando Meio Desligado” traz à tona a história de Ritchie com Rita Lee, “a fada-madrinha” que mudou o curso de sua vida, como ele mesmo pontua: “Rita foi a primeira brasileira que eu conheci em Londres, em 1972, quando ela apareceu no estúdio onde eu estava gravando flauta no disco de uma banda londrina. Ficamos amigos de cara, ajudei Rita a escolher sua primeira flauta transversal e ela, por sua vez, me mostrou pela primeira vez ‘Ando Meio Desligado’ (já havia sido um grande hit dos Mutantes). Arrisco acrescentar que se não fosse pelo encontro fortuito com Rita (e com toda aquela turma que veio junto com ela à Londres, um grupo que incluía o Liminha e a “Cilibrina” Lucinha Turnbull), talvez eu jamais tivesse pisado em solo brasileiro. Os Mutantes me hospedaram na casa deles na Serra da Cantareira, em São Paulo. Rita, Arnaldo e Sérgio me ajudaram a formar minha primeira banda brasileira, a Scaladácida, naquele mesmo ano. Devo muito à gentileza e carinho de todos eles”. 

A capa do single “Ando Meio Desligado”, que tem produção musical de Eron Guarnieri, Renato Galozzi e do próprio Ritchie, estampa uma foto do arquivo pessoal do compositor. “Essa foto foi feita no dia da nossa viagem ao País de Gales, em 1972, o mesmo em que Rita me convidou para conhecer o Brasil. Viva Rita Lee Jones! Sejamos Mutantes!”, convoca. 

Sobre a parceria inédita com o compositor Fausto Nilo, Ritchie diz que existem certas canções que ficam guardadas no fundo da gaveta, aguardando a hora certa de nascer. “Às vezes é uma gestação de anos. Às vezes as canções possuem linhas melódicas ou palavras ainda a serem desvendadas. ‘Saudade Sem Paisagem (Ela Jamais Virá)’ é um desses casos. A harmonia e a melodia principal surgiram pela primeira vez na minha cabeça em 2009. A letra foi logo encomendada ao querido parceiro e poeta Fausto Nilo, mas o arranjo musical não ficou pronto a tempo para a gravação do meu DVD, naquele mesmo ano. Deu saudade e agora, em 2024, ela verá a luz do dia. Até que enfim, nasceu a criança”, comemora Ritchie.   

Já Fausto Nilo lembra que no início da parceria Ritchie o provocava, apresentando melodias que o inspiravam a escrever letras do jeito que ele gosta. “São imagens contextualizadas no cenário da vida urbana ou da natureza. Gosto e acho que às vezes parecem roteiro de cinema. Muito grato parceiro, por esta ‘Saudade Sem Paisagem’, completa Nilo. 

A turnê “A vida tem dessas coisas”, agora com música inédita no repertório, volta a percorrer o Brasil. Em abril. As próximas apresentações são no Rio de Janeiro (Tim Fest/Morto da Urca), São Paulo (Tokyo Marine Hall, 06/04), e Belo Horizonte (Teatro Palacio das Artes, 20/04).


Ouça o single “Saudade Sem Paisagem (Ela Jamais Virá)”: https://orcd.co/andomeiodesligadoritchie 

Ouça o single “Ando Meio Desligado”: https://orcd.co/saudadesempaisagem 

Assista o clipe “Ando Meio Desligado”: https://youtu.be/0ZbHkrjOuHI

Ficha técnica dos singles:

Saudade Sem Paisagem (Ela Jamais Virá) (Ritchie/ Fausto Nilo)

Músicos:

Eron Guarnieri: teclados, programações & backing vocal

Hugo Hori: backing vocal

Renato Galozzi: guitarra & programações

Igor Pimenta: baixo

Luiz Capano: bateria

Produção Musical: Eron Guarnieri, Renato Galozzi & Ritchie

Gravação de base: “Studio Garage” por Renato Galozzi – SP

Gravação de Voz: Estúdio Biscoito Fino por Lucas Ariel – RJ

Mixagem e Masterização: Pedro Peixoto

Produção Executiva: Steve Altit por Top Cat Produções

Capa: Kiko Dias

Direção de Arte: Alexandre Arrabal & Kiko Dias

Foto: Alexandra Tolc

 

Ando Meio Desligado (Sérgio Dias Baptista/Rita Lee/Arnaldo Dias Baptista)

Músicos:

Eron Guarnieri: teclados & Programações

Hugo Hori: saxofone

Renato Galozzi: guitarra & programações

Igor Pimenta: baixo

Luiz Capano: bateria

Produção Musical: Eron Guarnieri, Renato Galozzi & Ritchie

Gravação: “Studio Garage” – SP

Mixado e Masterizado: João Milliet Cada instante produções -SP

Produção Executiva: Steve Altit por Top Cat Produções

Arte / Capa: Alexandre Arrabal & Eduardo Seabra