“Interior na Cena” –  Adiado por conta das chuvas, projeto em Duas Barras acontecerá dia 20 de abril

0
61

Durante quatro meses, os moradores e visitantes de seis cidades do Interior do Estado do Rio de Janeiro terão a oportunidade de assistir 12 obras de diretores consagrados, que se inspiraram na questão ambiental, com temas relacionados à água, ar, energia, lixo, agrotóxico, povos originários e desmatamentos.

O “Projeto Interior na Cena” apresenta em praças públicas, filmes como “Saneamento básico” e “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, “Narradores de  Javé”, de Eliane Caffé,  “Xingu”, de  Cao Hamburger, “Ruivaldo – O Homem que Salvou a Terra”,  de Jorge Bodanzky,  “O Veneno está na Mesa”, de Silvio Tendler , “Amazônia Sociedade Anônima”, de Estevão Ciavatta, “O Sal da Terra”, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, entre outros. 

Depois de Teresópolis e Casimiro de Abreu, Duas Barras será a terceira cidade a receber o Projeto, dia 20 de abril, sábado. Em seguida, o “Interior na Cena” se estenderá aos municípios de Carmo, Mangaratiba, terminando em 15 de junho, em Paraty.

A entrada será franqueada ao público e, antes das sessões, haverá um bate papo com  a participação de  atores, diretores, críticos de cinema e ambientalistas. A exibição dos filmes será numa grande tela  inflável, de 10m x 6m, a partir de um projetor de 10k, de alta definição. 

Idealizado e concebido pelo produtor e pesquisador Leonardo Conde, o “Projeto Interior na Cena” foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo RJ, e conta com a realização do Governo Federal, do Ministério da Cultura e do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Hoje, o meio ambiente está na pauta do dia, e o tema reflete nos filmes, na música, na literatura e em acalorados debates, que mobilizam diversos segmentos da sociedade. 

 

Em Duas Barras

O Projeto “Interior na Cena” será aberto dia 20 de abril, sábado, às 19 horas, na Praça Governador Portela, com uma roda de bate-papo, com a participação de críticos de cinema e ambientalistas. 

Às 19h30, está programada a exibição de “Xingu” (2011), dirigido por Cao Hamburger e roteirizado por ele, Elena Soárez e Anna Muylaert. Estrelado por João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat, o filme conta a trajetória dos irmãos Villas-Bôas, a partir do momento em que se alistam para a Expedição Roncador-Xingu, parte da Marcha para o Oeste de Getúlio Vargas, em 1943. Distribuído para mais de quinze países, o longa foi assistido por cerca de 370 mil espectadores e arrecadou mais de quatro milhões de reais. Uma adaptação televisiva em quatro episódios foi transmitida pela Rede Globo entre 25 e 28 de dezembro de 2012. O longa ficou em terceiro lugar na 14ª edição do Prêmio do Público para os títulos da mostra Panorama, entregue durante o Festival de Berlim. Concorreu para o melhor filme no Festival realizado em Oslo, Films from the South. No 7º Prêmio Contigo de Cinema ganhou a “Melhor Fotografia”.

Em seguida, o público assistirá “Ruivaldo – O Homem que salvou a terra” (2019). Dirigido por Jorge Bodanzky, com co-direção e fotografia de João Farkas, o filme documenta a luta diária de Ruivaldo Nery para sobreviver diante das consequências do assoreamento do Rio Taquari, na região central do Brasil. Movido por sua intensa paixão pelo Pantanal e sabedor de sua fragilidade, Ruivaldo luta para salvar a terra onde nasceu e criou seus filhos. O documentário mobilizou e sensibilizou um grupo plural de pessoas, catalisando o desejo de trabalhar – sobretudo no âmbito da cultura – pela preservação do Pantanal. Participou da Especial Semana do Meio Ambiente da Mostra Ecofalante – Brasil.


Programação nos demais municipios:

11/05 – Carmo – 19h
“O Sal da Terra”
Direção: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado 

“Para aonde foram as andorinhas”
Direção: Mari Correa 


18/05 – Mangaratiba -19h
“A última floresta”
Direção: Luiz Bolognesi

“Quentura”
Direção: Mari Correa


15/06  – Paraty – 19h
“O Sal da Terra”
Direção: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado 

“Amazônia Sociedade Anônima”
Direção: Estevão Ciavatta

 

Serviço:

 “PROJETO INTERIOR NA CENA”
Teresópolis, Duas Barras, Mangaratiba, Carmo, Casimiro de Abreu e Paraty
Sábado, 19 horas
Classificação indicativa: livre
Concepção e coordenação do projeto: Leonardo Conde
Patrocínio: Lei Paulo Gustavo RJ
Realização: Governo Federal,  Ministério da Cultura, Estado do Rio de
Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Apoio: Prefeitura de Duas Barras, através da Secretaria de Cultura