Como lidar com a ansiedade pré-Enem: ebook gratuito traz alternativas para controle socioemocional

0
262

A angústia do ano vestibular afeta diversos adolescentes durante o Ensino Médio. Os estudos necessários podem acabar comprometidos pela ansiedade de um período decisivo para o futuro de cada um. Foi pensando nessa apreensão entre os jovens, que a Academia Soul acaba de lançar o ebook gratuito, a menos de um mês para a prova mais importante do ano, o Enem. O ebook “Adolescentes em época de vestibular: um guia para cuidar da saúde mental” é direcionado tanto a educadores, quanto a familiares de vestibulandos que desejam dar maior apoio aos jovens numa fase tão tensa e decisiva. 

Para a maioria dos adolescentes, o desafio de passar no vestibular vem acompanhado de uma carga significativa de pressão psicológica.  De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pela empresa de treinamento CMOV, 82% dos jovens participantes afirmaram não saberem o que desejam fazer profissionalmente. Ainda indecisos, muitos vestibulandos enfrentam a disputa por uma vaga na universidade com determinação e esperança, mas a jornada pode se transformar em uma verdadeira batalha emocional, levando a crises de ansiedade e outros sofrimentos relacionados à saúde mental. 

“A rotina pesada de estudos é uma constante na vida desses adolescentes que buscam ingressar numa instituição de ensino superior, no curso desejado. Além disso, muitos alunos têm ainda que lidar com a pressão familiar por resultados e a inevitável comparação com outros alunos que tiveram os resultados desejados mais cedo”, conta Fernando Gabas, CEO da Academia Soul. 

A obra destaca métodos para tornar todo o processo uma fase mais proveitosa e agradável. Fornecer apoio psicológico profissional, criar espaços de diálogo, incentivar a prática de atividades físicas e flexibilizar a carga horária de aulas são alguns dos assuntos discutidos no material. 

“A vida após a escola é repleta de desafios, e a pressão para passar no vestibular é apenas o começo. Portanto, é nossa responsabilidade coletiva preparar as gerações mais jovens, não apenas com conhecimento acadêmico, mas também com as ferramentas emocionais e mentais necessárias para enfrentar o que está por vir”, conta Gabas. 

O ebook está disponível gratuitamente para download no site da Academia Soul. Para acessar o material basta acessar o link, realizar um pequeno cadastro e o material será enviado via email: https://lps.academiasoul.com/ebook-adolescentes-em-epoca-de-vestibular/