Arte Sesc recebe o projeto Música no Museu com Coral do Flamengo e convidados

0
250

O Espaço Cultural Arte Sesc, no bairro do Flamengo, recebe no próximo sábado (21/10) o projeto Música no Museu, considerado a maior série de música clássica do Brasil. A atração principal será o Coral do Clube de Regatas do Flamengo, com participação especial de outros três: Matre Nostra, Clave de Sol e Ramatis. O espetáculo começa às 19h e tem entrada franca. 

Sob a regência do maestro Luiz Lima – arranjador, pianista e cantor lírico -, o Coral do Flamengo apresentará um programa com obras populares e sacro-clássicas. Entre elas estão “Va Pensiero”, o famoso coro da ópera “Nabucco”, do compositor italiano Giuseppe Verdi, e “Halleluiah”, o clássico do cantor canadense Leonard Cohen. 

Aos corais convidados caberá a execução, entre outros clássicos, de “Ó Fortuna”, o trecho mais célebre da cantata Carmina Burana, de Carl Orff, e “Ave Verum Corpus”, clássico do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (veja abaixo o programa completo).

Coral do Flamengo já esteve em festivais no RJ e MG

O Coral do Clube Regatas do Flamengo foi fundado em fevereiro de 2007 pelo regente Luiz Lima e o então presidente do clube, Márcio Braga. É formado por 60 componentes, sendo quatro vozes: Sopranos, Contraltos, Tenores e Baixos. Entre os eventos que já participou estão os festivais de São Lourenço, Conservatória e São João Del Rei, além de Encontro de Corais da AABB, Forte de Copacabana e Conservatória. 

Com 25 anos de carreira, o maestro Luiz Lima já se apresentou nos mais importantes espaços do Rio de Janeiro para a música clássica, além de Manaus, Belo Horizonte, São Paulo, Argentina e Estados Unidos. Recebeu moção da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro por serviços prestados à comunidade da Barra da Tijuca com a formação dos corais Encanta Rio2, Madrigal, do Alfabarra e Câmara Comunitária da Barra.

 

Música no Museu é Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Idealizado por Sérgio da Costa e Silva, o Música no Museu é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro. Sua proposta é promover a música erudita em museus e outros espaços públicos, registrando, em 26 anos de existência, um público de mais de 1 milhão de pessoas, em concertos no Brasil e no exterior. 

Ao longo dessa trajetória, foi acumulando inúmeros prêmios nacionais e internacionais, como Ordem do Mérito Cultural, o Golfinho de Ouro, a Ordem do Mérito Carioca, o Urbanidades do IAB, o Mérito da Justiça e o Prêmio Heloneida Studart, concedido pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Entre os prêmios internacionais estão o Cultura Viva, da Unesco, o Latin American Quality Awards, em Buenos Aires, o Cultura Viva, em Madri, e o Excelência em Cultura, em Lisboa.

 

SERVIÇO

Música no Museu no Espaço Cultural Arte Sesc

Dia 21/10/2023 – 19h

– Coral do Clube de Regatas do Flamengo, regente Luiz Lima

Participação especial: Corais Mater Nostra, Clave de Sol e Ramatis

Rua Marquês de Abrantes 99 – Flamengo

Mais informações: Tel. (21) 4020-2101

www.sescrio.org.br

Entrada franca

Classificação livre

 

PROGRAMA

Coral do Clube de Regatas do Flamengo abre a apresentação às 19h

1 – Sobre o arco-íris

2 – Exodus

3 – Va Pensiero

4 – Halleluiah Cohen

5 – Con te partirò

 

Coral Mater Nostra/Clave de Sol/Ramatis:

1-Ó Fortuna

2 – Haia Paz na Terra

3 – Ave Verum Corpus

4 – What Wonderful World

5 – Como Uma Onda no Mar

 

Coral do Clube de Regatas do Flamengo:

1 – Mas Que Nada

2 – Samba da Minha Terra

 

Os corais cantam juntos:

1 – Agnus Dei

2- Anunciação

3 – Dancing queen

4 – Hallelujah Gospel